sexta-feira, maio 18, 2018

MASSADA DE SAFIO



Fui ao Jumbo, passando pela peixaria, sem saber o que fazer para o jantar, olhei o safio e ele olhou para mim (grande malandro)😂 apesar de estar em postas a cabeça estava lá.😉 Esperei a minha vez, e aí chegou a inspiração para o jantar, fazer uma caldeirada de safio um peixe que adoro (ok, não morro de amores pelas espinhas, mas pronto, não podemos ter tudo), resolvi pedir 3 postas grandes da barriga (menos espinhas) mas temos sempre que trazer uma posta do lindo peixe fechada a parte que mais irrita as espinhas. 😡Mas tudo bem segui para bingo. Mas como já é habito o que acontece comigo, é eu trocar as voltas aos ingredientes até chegar a casa, o caso neste dia. Troquei a caldeirada por uma massada (esqueci de comprar o pimento, e caldeirada sem pimento não) e não me arrependi. Vamos ver como fiz.


Ingredientes:
-4 postas de safio (1,100 kg)
-250 g de massa de cotovelos (uma massa que adoro em massadas de peixe)
-1 molho de coentros
-1 cebola média
-sal marinho q.b.
-azeite virgem
-pimenta cayena q.b.
-100 ml de vinho branco
-polpa de tomate

Limpei bem o peixe e cozi o mesmo num tacho com água, sal marinho e uma folha de louro. Quando cozido, retirei o peixe e coei a água de cozer o peixe e reservei. Quando o peixe estava arrefecido eliminei as espinhas (não as peles que adoro) e reservei o peixe. Num tacho de ferro, coloquei a cebola picada com o azeite e levei a lume brando até a cebola cozinhar e murchar. Nessa altura juntei a polpa de tomate e envolvi, na altura que começou a ferver refresquei com o vinho branco, de novo voltou a ferver juntei a água reservada de cozer o peixe. Quando levantou fervura juntei os cotovelos e um pouco de coentros picados, envolvi e deixei cozinhar a massa até ficar al dente, temperei com a pimenta cayene, nessa altura juntei o peixe reservado e rectifiquei o sal (não esquecer o sal de cozer o peixe que a água tinha), envolvi e deixei o tacho tapado durante 2 minutos o tempo de harmonizar sabores, desliguei o lume e deixei o tacho tapado até à hora de servir, quando servi polvilhei com o resto de coentros picados.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas."

(Sigmund Freud)