sexta-feira, fevereiro 16, 2018

ROLO DE FRUTA





Este rolo ou torta como preferirem chamar, saltou 👉daqui. Desta minha pérola " O meu livro de Pastelaria" da Vaqueiro, um livro escrito por Francine Dupré pseudónimo de Maria de Lourdes Modesto. Uma senhora que sempre admirei desde criança, não perdia nenhum programa dela na RTP,  lembro-me ainda não andava na escola mas tinha um fascínio por esta senhora. Depois ia para a cozinha da minha saudosa mãe, puxava um banquinho subia para cima (para chegar à banca) com o que a minha MÃE tinha começava (a estragar) em cima da banca legumes ou o que fosse a fingir que estava num programa e falava para a parede era a TV.😂 Por vezes ouvia a minha MÃE a ralhar-me, (principalmente quando eu lhe estragava o peixe, ficava todo amassado, então a pescada coitadinha, lá a minha mãe tinha que ir comprar outra). Lembro-me a peixaria era em frente da nossa casa, a minha mãe ia buscar o peixe e vinha com ele embrulhado em jornal (no tempo que éramos todos felizes sem ASAE) e colocava em cima do lava-loiças de pedra, não sem antes dizer: Belinha (eu) não mexas no peixe que a MÃE vem já, e voltava à rua para ir comprar o resto das compras  mas outras ria-se, e estas memórias tenho-as na minha essência.❤❤❤❤ Vamos à receita que é o que vos interessa.


Ingredientes:
-125 g de açúcar
-50 g de Vaqueiro (utilizei manteiga)
125 g de farinha Branca de Neve
-6 ovos
-1/2 limão


Creme:
-3,5 dl de leite
-35 g de maisena
-75 g de açúcar
-3 gemas
-100 g de futas glaceadas cortadas em cubos
-açúcar em pó

Bati os ovos com o açúcar até obter um creme bem fofo. Juntei a raspa da casca do limão. Derreti a manteiga em banho-maria e juntei ao preparado anterior, alternando com a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] sem bater.
 Deitei o preparado num tabuleiro untado e forrado com papel-vegetal. Levei a cozer a forno pré-aquecido a 180ºC, levou 12 minutos no meu forno.
 Entretanto, preparei o creme: Dissolvi o açúcar, a maisena e as gemas no leite. Levei ao lume até ferver, mexendo sempre.
 Deixei arrefecer o creme e juntei-lhe as frutas e envolvi. Desenformei o bolo, ainda quente, sobre um pano polvilhado com açúcar pilé. Espalhei o creme sobre o bolo e enrolei. Polvilhei o rolo/torta com açúcar em pó.



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica