segunda-feira, fevereiro 12, 2018

BOLO DE TÂMARAS




Uma receita deste 👉meu livrinho delicioso. Um bolo brutal  um termo que o meu provador oficial (filho) aplicava se tivesse provado. Bolos? Já são muitos no blog, basta carregarem 👉aqui. 248 receitas já é um numero considerável, se colocarmos em conta as receitas não serem repetidas (só tenho 3 receitas repetidas). Há bolos para todos os gostos e feitios, estamos no Carnaval (nunca gostei e continuo a detestar). Só se um dia tiver netos aí sim, se eles quiserem e eu puder ter o privilégio de estar com eles farei tudo para os fazer feliz, pois as crianças gostam. Mas continuando no patamar dos bolos, há muitas bolos aqui no blog com várias fantasias para escolherem e fazerem um bolo para esta quadra. 👹👺😂 Desejo um excelente Carnaval.



Ingredientes:
-100 g de açúcar (usei açúcar amarelo)
-60 g de Vaqueiro à temperatura ambiente (usei manteiga)
-6 ovos
-50 g de miolo de avelãs
-50 g de tâmaras sem caroço (já compro sem caroço)
-75 g de pão-ralado
-1 vagem de baunilha
-1 limão

Bati a manteiga com o açúcar até obter um creme. Juntei a raspa da casca de limão e o interior da vagem de baunilha. Separei as gemas das claras e juntei as gemas ao preparado anterior, incorporando-as bem. Bati as claras em castelo bem firme e adicionei-as à massa alternando com uma mistura feita com as tâmaras as avelãs e o pão ralado que foram previamente picadas no processador. Deitei o preparado numa forma untada e polvilhada com pão ralado. Levei a forma a forno pré-aquecido a 160ºC, o tempo da cozedura deste bolo altera de forno para forno. Façam o teste do palito, esse nunca engana.


Creme do recheio:
-60 g de açúcar
-100 g de Vaqueiro (utilizei manteiga)
-50 g de tâmaras sem caroço picadas
-1 c. de sopa de miolo de amêndoas peladas, torradas e raladas
-1 c. de sopa de rum
-1/2 limão

Bati a manteiga com o açúcar, as amêndoas, as tâmaras picadas, o rum e a raspa da casca do meio limão.

Montagem:

Depois de cozido o bolo desenformei e cortei-o ao meio no sentido horizontal. Deixei arrefecer completamente cobri uma das partes do bolo com o creme e coloquei a outra metade por cima. Premi um pouco o bolo para o creme aderir bem ao mesmo. Cobri com um glacê que fiz com 3 c. de sopa cheias de açúcar em pó e 1c. de sobremesa de rum, envolvi bem até obter uma mistura brilhante.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Não vou sujar as minhas mãos tentando tirar sua máscara porque minha única certeza é: máscaras sempre caem sem a ajuda de ninguém."


(Desconhecido)