quinta-feira, janeiro 04, 2018

BOLO INGLÊS





Mais um bolo da minha 👉"Bíblia" Pantagruel, esteve na nossa mesa de Natal. Bolo Inglês e bolo Rei (quando eu estava no auge da minha carreira "era nova" não havia bolos Rainhas e afins como há hoje em dia. era bolo Rei e Inglês e só). Hoje há bolos "Rei" com todos os nomes e ingredientes e mais alguns, haja imaginação. Bolo Rei e Inglês era os bolos preferidos do meu saudoso pai, e como eu com o caminhar da estrada da vida confirmo que era e sou muito parecida com ele, também eram e continuam a ser os meus bolos preferidos. O meu saudoso pai gostava do bolo Rei, mas tinha que ser de qualidade, o mesmo se passava com o Inglês. Escusado será dizer que no dia que fiz este bolo Inglês as saudades do meu saudoso pai estiveram ao rubro, os anos passam desde a sua partida, mas parece que foi ontem, pois continua a doer e muito mesmo. Pensei como ele gostaria deste meu bolo e diria:-Bela (como o meu pai me tratava) o bolo está bom, o pai gosta muito, era sempre o que ele dizia quando comia algo feito por mim e gostava.❥❥

Quando ontem recebi um email de uma seguidora muito querida, para me dar um abraço pois sentiu que no meu Natal eu não estive feliz, 👉aqui escrevi que passei o Natal com tranquilidade, respondi logo, primeiro a agradecer a sua atitude bonita de me abraçar mesmo virtualmente, e expliquei que a felicidade de cada um é muito complexa. Vejo tanto pessoal a festejar tudo e todos, que me soa a falso, tive um Natal tranquilo e muito bonito, tive a minha família ( pouca, mas que amo com toda a minha essência de mulher e mãe), quase passado 10 anos da partida do meu pai, e depois a minha mãe, que o Natal deixou de ser aquela explosão de felicidade (por vezes, também me aborrecia com o meu pai, a contar sempre as mesmas histórias, e eu a dizer:- Pai, já sei. Mas bolas, que bom se o tempo pudesse voltar atrás para eu voltar a ouvir, que bom seria eu continuar a ter as pequenas picardias com o meu pai, éramos muito parecidos no feitio e não só.) Mas a vida continua como muito bem dizem, mas as minhas saudades dos meus pais é mais que muita, e eu continuo a sentir-me órfã e podem crer que dói muito. Há pessoas que perdem familiares e continuam com a mesma alegria e vida como se nada fosse, eu não consigo, sei que os meus pais partiram para outro dimensão e que nos vamos abraçar de novo, pois a vida é mesmo isso e eu acredito, mas dói bem fundo, mesmo todos os dias a falar com eles, a contar-lhes situações pelas quais possa estar ou passar, e sei o que eles me diriam.❥❥

Desculpem o meu desabafo, mas como eu sempre disse, o meu blog não é só de receitas, é também do que me vai no coração no momento. Só lêem quem quer, ninguém é obrigado, podem colocar no canto e passar logo à receita. Vamos à receita que é o que vos interessa.


Ingredientes:
-250 g de açúcar (usei 200 g de açúcar amarelo)
-250 g de farinha Branca de Neve
-100 g de margarina (utilizei manteiga)
-3 ovos
-1 cálice de vinho do Porto
-1 c. de sopa de fermento em pó
-abóbora coberta, nozes, amêndoas e cidrão picados, pinhões e sultanas, de cada 35 g (utilizei 200 g de fruta glaceada cortada aos cubos, nozes e amêndoas)
-40 g de corintos (não utilizei)
-amêndoas e fruta para guarnecer q.b.


Bati a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Juntei os ovos um a um, alternando com a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands](peneirada com o fermento) e o vinho, batendo sempre até ficar fofa. Adicionei as frutas previamente passadas por farinha e adicionei as nozes e amêndoas, envolvi muito bem, e deitei a mistura numa forma de bolo inglês untada e polvilhada de pão ralado. Levei o bolo ao forno pré-aquecido a 200ºC, quando começou a alourar, tapei o bolo com um papel vegetal untado com manteiga e terminei a cozedura com a temperatura do forno mais baixa a 170ºC. O teste do palito neste bolo é essêncial.

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!🙋


Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Terra Nostra 
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Diário de Noticias

Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica
Sporting Clube de Portugal