terça-feira, setembro 05, 2017

DOCE DE FIGO DA √ćNDIA (PITEIRA) E GELEIA



Como escrevi ūüĎČaqui, adoro figos da √ćndia (piteira). Este ano resolvi fazer um doce e geleia do figo de piteira ou √≠ndia como quiserem chamar. Em crian√ßa e j√° adulta sempre ouvi piteira, depois comecei ouvir figo da √≠ndia, mas vou ser sincera, para mim  √© figo de piteira e est√° o caso arrumado. ūüėā


Ingredientes compota/doce
-2kg de figo de piteira j√° sem pele
-1,300 g de a√ß√ļcar amarelo
-1 lim√£o (sumo)

Primeiro de tudo chinchada dos figos, uma das parte mais dolororas, mas merece a pena. Depois a limpeza dos mesmos, outra das partes aborrecidas, faço sempre com luvas de pele, as de plásticos não dá, os picos penetram. A limpeza faço-o com uma faca pequena de serrilha e raspo todos os picos. Só depois desse trabalho feito, é que descasco os figos. Retiro as extremidades, dou um golpe ao comprido no figo e com a ajuda da faca puxo a pele que sai toda. Fica só o miolo do figo.
Coloquei os frutos num tacho em camadas, intervalando com o a√ß√ļcar e o sumo de lim√£o. Reservei o preparado durante 3 horas.
Levei a lume brando a mistura até que os figos estejam desfeitos. Triturei o preparado no "passe-vite", para retirar o excesso de sementes, e levei novamente ao lume brando até ferver e fazer o ponto estrada.
Coloquei o doce em frascos previamente esterilizados.

Geleia:
-1 kg de figo de piteira sem pele
-350 g de a√ß√ļcar amarelo
-sumo de meio lim√£o

Passei os figos depois de descascados e crus pelo passe vite levei essa mistura (algumas sementes e polpa) da fruta com o a√ß√ļcar e sumo do lim√£o a lume sempre brando e deixei ferver, sempre a retirar a espuma que se formava, ao fim de 1 hora estava a geleia feita deitei num frasco esterilizado.

Nota: A geleia √© o frasco com o conte√ļdo mais claro. Vai servir para pincelar bolos, tartes etc.

Estou no Instagram e Facebook aqui!ūüôč

"Se as críticas dirigidas a você são verdadeiras, não reclame; se não são, não ligue para elas."

(Chico Xavier)