segunda-feira, junho 19, 2017

PEITO DE PERU COM ARROZ NO FORNO



Peito de peru só mesmo em bifes e tem que levar um tempero. Quando no Natal asso o peru sobra sempre quantidades grandes, que desfio e aproveito para outras receitas. É mesmo a lei do aproveitamento. Hoje esta receita não serviu para aproveitamento, comprei mesmo um peito de peru, e fiz, uma receita que me foi passada, o filho fez e mandou-me a foto, que babei. 😇 Vamos ver como fiz.

Ingredientes:
-1 peito de peru
-1 cebola
-2 dentes de alho
-1 chouriço de boa qualidade
-2 folha de louro
-2 cravinhos
-1 alho francês (alho-porro)
-1 1/2 chávena de arroz agulha
-2 1/2 chávenas de água de cozer o peru
-1 chávena de vinho tinto
-sal marinho q.b.
-pimenta-preta moída na altura
-azeite virgem

Cozi o peru com metade do chouriço, o vinho e coberto de água. Temperei com sal marinho, coloquei o louro e os cravinhos, deixei cozer o peru. Quando cozido coei o liquido onde reservei 2 1/2 chávena do mesmo. Num tacho coloquei a cebola picada, os dentes de alho picados e o alho francês cortado às rodelas e reguei com azeite. Deixei em lume brando murchar a cebola e cozinhar ligeiramente o alho francês. Refresquei com um pouco da água reservada, e juntei o peru cortado aos quadrados, junto com a metade do chouriço cozido desfeito sem pele, deixei harmonizar sabores. Adicionei a restante água envolvi, quando levantou fervura adicionei o arroz e envolvi bem. Temperei com pimenta preta moída na hora e rectifiquei o sal. Deixei cozinhar até o arroz ficar al dente, tapei o tacho e desliguei o lume (deixei o arroz acabar de cozer no seu calor residual). Depois foi passar o arroz com a carne para um tabuleiro de barro, colocar a metade do chouriço cru que estava reservado em rodelas e levar o tabuleiro ao forno a gratinar.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Não diga as coisas com pressa. Mais vale um silêncio certo que uma palavra errada. Demora naquilo que você precisa dizer. Livre-se da pressa de querer dar ordens ao mundo. É mais fácil a gente se arrepender de uma palavra que de um silêncio."


(Padre Fábio de Melo)