quarta-feira, maio 17, 2017

BOLO ENSOPADO DE LARANJA






Mais um bolo para acrescentar à vasta lista (231) que tenho no 👉blog😊 Quem gosta de bolos encharcados de calda e de laranja, este é um deles. Já tenho várias receitas de bolos de laranja no blog, este é mais um de excelente sabor, e podem crer que tenho muitos mais para fazer. Vamos à receita que é o que vos interessa, esta saltou 👉daqui!


Ingredientes:
-150 g de açúcar (usei açúcar amarelo)
-120 g de manteiga (usei sem sal)
-3 ovos
-120 g de farinha Branca de Neve
-1 c. de chá de fermento em pó
-raspa de uma laranja

Bati o açúcar com a manteiga até ficar em creme. Juntei a raspa da laranja e as gemas, batendo sempre; misturei a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] peneirada com o fermento e por fim as claras em castelo, só a envolver. Deitei o preparado numa forma de buraco untada e polvilhada em pão ralado. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC. No meu forno levou 25 minutos. Depois desenformei o bolo e voltei a colocar dentro da forma. Cobri com a calda (reservei um pouco). Coloquei o bolo num prato e reguei com o resto da calda.


Calda:
-2 dl de sumo de laranja
-150 g de açúcar
-2 c. de sopa de licor de laranja
Levei a mistura do sumo e açúcar num tacho ao lume até obter ponto de fio fraco. Retirei do lume e adicionei licor de laranja e envolvi muito bem!

P.S. A receita do livro, o bolo o seu nome é "bolo ensopado" não levava raspa de laranja e a calda em vez de sumo de laranja era água e vinho do Porto (as mesmas medidas que estão na receita). Só que eu adoro laranja e fiz as minhas alterações, mas quem não goste, ou até nem se sinta tão bem com citrinos, pode ignorar a casca ralada do bolo e utilizar água em vez de sumo. Tudo se resolve.😉