segunda-feira, abril 03, 2017

AÇORDA DE COUVE PORTUGUESA




Esta receita coitadinha, já andava em rascunho há muito, muito tempo. Merecia ver a luz do dia, foi hoje.😊 As couves que utilizei foram as que sobrou do Natal! Este Ano, com a comida que sobrou no Natal resolvi dar-lhes outra roupagem, como já tinha dito! Roupa velha? Adoro, mas este ano não fiz. Com a couve Portuguesa que sobrou e reservei (deitar comida fora, não é a minha praia, não consigo), resolvi o problema e fiz uma açorda. Lembrei-me de quando era miúda, em frente de casa dos meus pais havia uma vizinha que a minha mãe falava muito, e que era Alentejana (não sei, se ainda está entre nós) era a A e tinha 3 filhos como os meus pais. Ela dizia à minha mãe que fazia açorda com tudo, a base? Era o pão, agora o resto era o que a imaginação ditava (não por estas palavras) mas foi o que tenho na minha memória. Então resolvi seguir a teoria dela, que tem muita razão de ser. Vamos ver como fiz.

Ingredientes:
-restos de couve Portuguesa cozida
-300 g de pão de três dias (tinha um resto do pão da avó, é um pão rústico) Façam com o pão que tiverem, se tiverem Alentejano, aí, é ouro sobre azul. Eu não tinha, e estava numa de aproveitamentos o caso.
-3 dentes de alho
-1/2 dl de azeite virgem
-um molho de salsa (açorda pede coentros, mas pensei que com a couve Portuguesa "abafasse" o sabor, por isso utilizei salsa) mas usem o que gostarem mais.
-sal marinho
-pimenta-preta moída na altura
-água q.b. para demolhar o pão
-2 ovos

Piquei os alhos num tacho reguei com o azeite e levei ao lume, quando os alhos começaram a dar o ar da sua graça (estalar sem alourar) coloquei o pão demolhado e espremido (conforme o vosso gosto, se gostam de açorda mais húmida ou seca, eu pessoalmente adoro de qualquer maneira), se gostam dela seca convém espremer bem o pão. Nessa altura juntei os restos de couve e temperei com sal marinho e pimenta preta, e fui mexendo sempre em lume brando, para os sabores harmonizarem. Depois juntei os ovos (sem bater) e mexi muito bem até deixar cozer os mesmo, há quem coloque os ovos já com o tacho fora do lume , eu sou a eterna chatinha, prefiro cozinhar bem os ovos. Mas claro, cada um dança a valsa à sua maneira. 😎 Depois juntei a salsa picada envolvi muito bem e servi de seguida com umas petingas albardadas.

P.S. No Alentejo a açorda é com fatias de pão inteiro, fica caldoso, o que para mim é mais uma sopa de pão (o que posso ser sincera, não é muito do meu agrado). Mas como eu sou Lisboeta, e cá sempre se chamou açorda a este tipo de receita que mostro em cima.👆Peço imensas desculpas, se ofendo o pessoal do Alentejo ao estar a mudar o nome, mas cada qual faz como mais lhe agrada, seja de que zona for deste País tão pequeno, e grandioso em beleza.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Com o coração se pede. Com o coração se procura. Com o coração se bate e é com o coração que a porta se abre."


(Santo Agostinho)