segunda-feira, março 06, 2017

DOCE DE LARANJA AMARGA




Tinha visto no Facebook da minha amiga Rosarinho uma receita de torta recheada com doce de laranja, um doce que ela tinha feito, com laranjas Algarvias, tinha trazido de umas mini férias por Olhão, localidade que esteve. Falamos, pedi-lhe a receita da torta, pois além de estar linda a produção fotográfica estava de Mestre, não fosse ela uma mulher com um bom gosto acima da média. Passou-me logo a receita da torta pelo privado, disse que já tinha feito a mesma recheada com ovos moles, mas desta vez quis experimentar com o doce de laranja que tinha feito com as laranjas Algarvias. Eu também quis experimentar com doce de laranja, e fui primeiro fazer o doce, agora sobre a origem das minhas laranjas, não sei! Não sei se vieram do Algarve, Alentejo, Trás-dos-Montes etc. Sei que comprei numa loja da fruta perto de minha casa, mas como não dá para acreditar o que está escrito no papel, pois as caixas de origem já não vi nenhuma, as laranjas estão a monte. :) Pronto, posso dizer que tem uma cara bonita e coração de ouro. :) Mas tanta conversa para falar do doce, é um doce que faço há anos, fiz pouca quantidade desta vez, deu só dois frascos, o propósito deste doce era mesmo rechear a torta que sai um dia destes, já se encontra em rascunho há duas semanas...


Ingredientes:
-300 g de cascas de laranja (só mesmo a parte laranja)
-400 g de açúcar
-sumo de 2 boas laranjas
-2 cravo-da-índia

Corto as cascas de laranja muito fininhas, sem chegar à parte branca. Depois corto "estilo" palitos e levo ao lume com bastante água, a ferver durante 20 minutos. Escorro num passador de rede. Num tacho levo ao lume o açúcar com o sumo das laranjas e os cravinhos. Logo que esteja derretido junto as cascas de laranja. Ferve sempre em lume brando até fazer ponto de estrada. Depois descarto os cravinhos e coloquei em frascos esterilizados. Esta quantidade deu dois, o que mostra na foto (este foi para a torta) e um outro um pouco maior.

"Não ligo que me olham da cabeça aos pés... porque nunca farão minha cabeça e nunca chegarão aos meus pés."

(Bob Marley)

P.S. Não é a primeira vez que coloco esta frase por aqui, mas também não é a ultima, pois identifico-me! :))

Isabel Miranda