sábado, agosto 24, 2013

LICOR DE AMORAS



Estava a ler o meu livro de gelados (sim, eu leio os meus livros de culinária, até os levo pra praia (sorrisos), ah, e quando são livros que trazem dicas, estórias e não só, fico mesmo delíciada), o caso deste livro. Quem me segue sabe que eu sou uma mulher que adora, mas, adora mesmo andar à "chinchada" da fruta, e nesta altura do ano é a minha colheita pessoal (amoras), pois há muitas silvas perto de onde moro, então, já tenho uma boa colheita de amoras a morar na arca congeladora, congelo, assim tenho todo o ano, para fazer as minhas receitas ou experiências... Mas continuando, estava eu a escolher um gelado de chocolate no meu livro para fazer, quando estou a ler os ingredientes onde a receita pede 1 c. de sopa de licor Chambord,hummm, fiquei logo assim para o desiludida, pois não tinha esse licor, nem conhecia (sim, sou uma leiga quando o assunto mete bebidas),mas, a pesquizar na net, achei engraçado,conheci as garrafitas, pois já morou na minha casa. Na página do livro tinha uma nota sobre o licor.

CHAMBORD

Assim chamado devido ao maior castelo renascentista do Vale do Loire, o Chambord é um licor de amoras aromatizado com mel, baunilha, macis (noz-moscada), gengibre, e outras especiarias. Envelhece em barris de madeira e é engarrafado em garrafas de vidro transparente, em forma de globo, com uma rolha dourada em forma de coroa (um indicador da origem da nobreza do nome). Costuma-se servir-se como digestivo, mas também é muito apreciado como ingrediente de cocktails. O seu sabor combina muito bem com chocolate, pelo que nesta receita é usado para conferir um sabor intenso a bagas doces.


Daí, em vez de fazer o gelado (fica em lista de espera, para quando o licor estiver finalizado), resolvi descongelar, 1 kg de amoras e fazer a experiência do licor. Vamos ver como fiz:

Num frasco de vidro coloquei as amoras (1 kg), 1 vagem de baunilha, casca de 1 limão, 4 cravinhos de cabeça, 2 paus de canela, 1 colher de café de noz-moscada ralada na hora, 1 colher de chá de gengibre (ralado na hora) e 3 colheres de sopa de mel (usei mel de rosmaninho) usem o que der mais jeito. Cobri com aguardente (boa) e fechei o frasco. Ops, abanei, e sessão fotográfica, logo depois foi recolhido para dentro do móvel escurinho (ao pé dos outros). Agora dentro mês e meio, cá estarei com o produto final e como finalizei este licor de amora, ok?

P.S. Claro, que coloquei num frasco de vidro, não foi em barris de madeira como o verdadeiro licor Chambord, pois, eu não tenho barris e nem sei como se faz o verdadeiro, daí improvisar com o frasco, e especiarias.(Gargalhada)

_________O amor torna tudo brilhante, agradável e vantajoso. O amor é o vaso que contém alegria!___________

(Madre Teresa)