segunda-feira, janeiro 08, 2018

BROAS DE ESPÉCIE





O Natal continua e continuará até que eu queira. 😂Adoro broas de espécie, ao ver as broas da 👉Fátima, e sendo uma receita da Maria de Lurdes Modesto, nem tive mais dúvidas e fiz as mesmas. Fiz só metade da receita (a receita abaixo é as quantidades originais)  não utilizei folha de obreia, coloquei as broas no tabuleiro em cima de papel-vegetal. As broas espécie são mais pequenas, eu fiz um tamanho acima😎mas ficaram brutais. Obrigada Fátima.😘


Ingredientes:
-Cerca de 1,2 kg de batata doce (de polpa amarela), a fim de obter 750 g de batata-doce cozida e descascada
-500 g de açúcar
-80 g de coco ralado
-80 de amêndoa pelada e ralada
-Raspa fina de 3 tangerinas pequenas
-3 gemas
-2 gemas para pincelar
-grangeias pequeninas
-folhas de obreia (hóstia)



Cozer as batatas doces com a casca e descascá-las ainda quentes. Passá-las no passe-vite e pesá-las (750 g). Misturar o coco ralado e a amêndoa ralada muito bem.

Entretanto, levar o açúcar ao lume com 1,5 dl de água e deixar ferver até ficar em ponto de espadana. O melhor é medir com um termómetro de açúcar: a temperatura deve atingir os 117ºC.

Deitar gradualmente a calda sobre o puré de batata-doce e mexer sempre, para ir incorporando. Em seguida, deitar num tacho de fundo espesso de preferência e levar a lume brando. Juntar as gemas e a raspa de tangerina. Deixar em lume brando, mexendo sempre, para cozer as gemas (até começar a fazer estrada).

Deixar arrefecer de um dia para o outro.

Aquecer o forno a 180ºC. Moldar as broas com duas colheres de chá e dispô-las sobre as folhas de hóstia.
Pincelar as broas com a gema batida, tentando dar-lhes uma forma mais perfeita com a ajuda do pincel. salpicar com as grangeias e levar ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos. Retirar as broas do forno e cortá-las com a tesoura.

Nota: Como escrevi acima não utilizei folha de hóstia, por isso passei a parte de cortar.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho."

(Clarice Lispector)