sexta-feira, novembro 24, 2017

BOLO POBRE DE AMÊNDOA [APROVEITAMENTO DE CLARAS]





Claras de ovos abundam sempre na minha arca, basta ver 👉aqui receitas com aproveitamento de claras. Precisava de fazer um bolo, resolvi pesquisar na minha 👉Bíblia Pantagruel que é um livro muito completo e rico em receitas que levem só claras.. O nome: bolo pobre? Só se for por não levar gemas, de pobre não têm nada, é um bolo rico em sabor com uma textura brutal. Vamos à receita.


Ingredientes:
-300 g de amêndoa pelada moída (moí com pele)
-250 g de açúcar (usei 180 g de açúcar amarelo)
-150 g de manteiga
-7 claras de ovo

Bati a manteiga com o açúcar. Adicionei o miolo de amêndoa moído e envolvi. Juntei as claras batidas em castelo firme e sem bater misturei na mistura anterior. Deitei a mistura numa forma untada e polvilhada de pão ralado e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo de espetar um palito e sair seco (no meu forno levou 35 minutos). Depois de frio polvilhei com açúcar em pó, para o bolo não se sentir tão "pobre"😇 mas como sabem é facultativo.

Nota: Eu moí a amêndoa com pele pois prefiro, o seu sabor fica muito mais acentuado. Mas já sabem, façam da maneira que mais lhes agradar. Se preferirem moer sem pele ou comprarem o que está na "moda" farinha de amêndoa esta receita é mesmo à "vontade do freguês".😉

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Viva pelo prazer! Nada envelhece tão bem quanto a felicidade!"

(Oscar Wilde)