quarta-feira, outubro 25, 2017

FOLHADOS COM DOCE DE OVOS, AMÊNDOAS E CHILA





Tenho sempre massas  folhada, quebrada e areada na arca. Compro e quando chego a casa coloco na arca, assim deixo de ligar às datas de validade, não foi o caso desta. Fui ao Lidl fazer umas compras, e lembrei-me de fazer algo com a massa folhada, trouxe logo uma embalagem (para não chegar a casa e esperar o tempo da descongelação das que tinha). Só que no caminho para casa as voltas foram outras e foi chegar a casa, arrumar as compras e sair. Esta massa coloquei no frigorífico, mas os dias foram passando e esqueci dela, esquecer não esqueci, pois ao abrir o frigorífico eu via-a todos os dias, mas não lhe ligava.😊 Entretanto num dia de mais vagar agarrei nela e vi que a validade terminava dali a 3 dias. Não a ia congelar, pois eu quando congelo as massas elas estão sempre com validades de 15 dias ou mais (mais frescas). Resolvi ali improvisar uns folhados que já não fazia há muito tempo só alterei o formato, fiz redondos. Vamos ver como fiz, a sua simplicidade no seu melhor.


Ingredientes:
-1 massa folhada refrigerada do Lidl
-doce de ovos (*receita abaixo)
-30 g de miolo de amêndoa moído na altura com casca
-130 g de doce de gila (usei o meu caseiro)
-1 gema (congelei a clara como há quase dez anos vos digo que sempre fiz)


*Doce de ovos:
-3 gemas
-125 g de açúcar
-60 ml de água
-vagem de baunilha

Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha. Deixo fazer ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames. Levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.

Primeiro fiz o doce de ovos e deixei arrefecer completamente. Adicionei o miolo da amêndoa moído e o doce de chila, com um garfo envolvi tudo muito bem em causa para separar os fios da chila. Reservei. Abri a massa folhada do Lidl [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] e com a ajuda de uns cortadores redondos cortei dez rodeladas. Nas primeiras cinco rodelas coloquei no centro um montinho da mistura de doce de ovos, amêndoa e chila. Com a ajuda de um pincel humedeci as bordas da massa com água fria, coloquei as segundas rodelas de massa folhada por cima e apertei as bordas bem. Pincelei com ovo batido. Coloquei os folhados num tabuleiro forrado com papel vegetal e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC o tempo de alourar e folhar, o que no meu forno ao fim de 10 minutos já estava. Quando estavam frios polvilhei com açúcar em pó.

Nota: Perguntam-me muita vez o porquê de eu usar a massa folhada do Lidl. Eu respondo sempre, mas deixo aqui a minha opinião sobre a mesma não quero dizer com isto que tenha razão, ok? Cada um usa o que gosta mais. A massa folhada do Lidl para mim é a melhor, e podem crer que já experimentei várias marcas. Fazer massa folhada, só o fiz uma vez na vida e já lá vai mais de 30 anos, hoje não faço, não estou para isso, já são 58 anos para estar a fazer os processos todos que a mesma pede, a força de braços, já não é a mesma além que tenho que me poupar, se não me poupar, quem é que me poupa!?!?!?😂

P.S. Nunca experimentei congelar massa filo ou brick, essa compro sempre na altura que necessito. Se por acaso alguém desse lado (que me segue) que o faça, se puderem me informar agradecia muito.😍


Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!🙋


Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Terra Nostra 
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Diário de Noticias

Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica
Sporting Clube de Portugal