sexta-feira, outubro 27, 2017

DOCE DE ABÓBORA





Quando chega o Outono gosto de fazer o doce de abóbora, abóbora a mim "cheira" a Natal. Nesta altura do ano para uma grande maioria cheira a Halloween, 👿 desde o início do mês de Outubro, é Halloween por todo lado, seja nas grandes superfícies seja nas pequenas. É um nome que não me diz nada, o que me diz, é o Dia de todos os Santos, pois esse recordo em criança, de nunca ter andado a pedir " o Pão por Deus" com muita pena minha, via as minhas amigas a faze-lo mas o meu saudoso pai, não deixava os filhos fazerem. Em criança recordo que não sabia se quer o significado desse dia, sabia sim que era dia de irem ao cemitério, agora o resto não! Com o passar dos anos claro que fiquei a saber, mas também sou sincera é um dia que não me diz nada. Cemitérios, não gosto! Sim, porque há pessoas que adoram andar a visitar as campas e jazigos (vi e vejo isso quando ia visitar o meu saudoso pai e vou visitar a minha saudosa mãe). Não sou mulher de cemitérios mesmo, sou mulher que acredita que se deve fazer é enquanto somos vivos e não depois de mortos, assim foi com os meus pais, fui visitar o meu pai (até o levantamento do corpo e posterior cremação do meu pai) quando eu sentia necessidade e nunca em dias que o calendário dita. O meu coração é que mandava e manda nas minhas visitas à gaveta da minha mãe. Mas voltando atrás, como escrevi, Halloween é mais uma moda que os Portugueses copiaram como adoram fazer com tudo, enfim, não é de todo a minha "praia", não gosto! Mas não digo, que a nível de futuro quando tiver netos que não entre no espírito por eles e para eles.😍 Por isso, nunca viram aqui no blog receitas ou enfeites alusivos a esse dia, é só porque não gosto, assim como não gosto do Carnaval. Agora do Natal sempre adorei, principalmente até os meus pais partirem, pois a partir dessa altura tornou-se numa quadra triste para mim, as cadeiras vazias são sempre dolorosas de olhar e sentir. A azafama que se passava sempre na minha cozinha com a minha saudosa mãe, era trabalho de equipa, sabíamos o que cada uma fazia, sem quase precisar de palavras. Hoje continuo a fazer mas só, é sempre uns dias tristes para mim, estou no meu Santuário (cozinha) a cozinhar, mas as lágrimas continuam a rolar, o tempo passa mas a dor continua... Já me alonguei demais hoje para sacrifício vosso que me acompanham e lêem. Pronto, abóbora para mim cheira a Natal e chegando esta altura é sempre quando faço o meu doce de abóbora, apesar de haver abóbora todo o ano, mas para mim é na altura de Outono que me apetece fazer e faço. A receita já se encontra no blog, mas como eu sempre digo: o bom deve ser sempre partilhado e (re)lembrado.


Ingredientes:
- 2 kg de abóbora descascada e sem filamentos e pevides
- 1,600 kg de açúcar amarelo
-1 casca de laranja inteira
- 3 cravinhos
- 3 paus de canela
Pico a abóbora no processador, deito a mesma numa panela. Junto o açúcar, a casca da laranja, os cravinhos e os paus de canela. Levo ao lume a ferver até fazer ponto de estrada, convém já ter esterilizado os frascos. Quando o doce está no ponto deitar nos frascos esterilizados, fechar ainda quente e virar os mesmos até arrefecer. Guardar em lugar seco. Deu 8 frascos.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Eu (não) adoro o Halloween, é o único dia do ano em que todos usam uma máscara, e não apenas eu. As pessoas gostam de fingir que são monstros, enquanto eu tenho que passar o ano fingindo que não sou um."

(Dexter Morgan)