segunda-feira, outubro 09, 2017

BOLO DE AMÊNDOA RECHEADO COM CREME DE OVOS E COBERTO COM FROSTING [UM BOLO PARA UM DIA ESPECIAL]




Dia ❤❤5 de Outubro de 2017❤❤ foi um dia muito especial. Apesar de se ter falado na inexistência de bolo para esse dia, para mim, estava fora de questão, pois os dias especiais é para se festejar (todos os outros igualmente), e que melhor para se assinalar uma data se não um bolo? Seja para festejar um aniversário, a vida o Amor (o caso) etc... Resolvi, fazer ao meu gosto, um bolo muito simples, mas que estava delicioso. Um bolo de amêndoa recheado com creme de ovos e coberto com Frosting de creme de queijo. Depois a lateral foi polvilhado com pérolas brancas, e enfeitado com margaridas. O bolo foi muito elogiado pelos amigos do filho e o próprio, um muito obrigada pela vossa presença neste dia tão especial e sempre presentes na vida do meu grande AMOR (filho).❤❤


Ingredientes:
-200 gr de açúcar (usei amarelo)
-125 gr de amêndoas
-4 ovos
-50 gr de pão ralado
-50 gr de farinha
-1 colher de (chá) de fermento em pó
-60 gr de manteiga

Misturam-se as gemas com o açúcar, a manteiga derretida e a amêndoa com pele passada pelo processador (eu nunca deixo em pó gosto de encontrar bocadinhos de amêndoa) batendo muito bem. Depois junta-se o pão ralado, a farinha  com o fermento e por fim as claras em castelo, só envolver. Vai ao forno a cozer em forma untada e polvilhada de pão ralado. Já sabe o teste do palito. No meu forno a 180ºC, leva 25 minutos e eu a meio da cozedura coloco uma folha de papel de alumínio.

P.S. Fiz a receita do bolo 3 vezes, traduzindo por miúdos fiz 3 bolos.😂

Creme de ovos:
-250 g de açúcar
-2 c. de sopa de Maizena
-6 gemas de ovos

Leva-se o açúcar ao lume com metade do seu peso de água, até obter ponto de pérola. Retira-se do lume, arrefece e mistura-se a farinha desfeita num pouco de água. Volta ao lume, mexendo sempre, até cozer a farinha. Tira-se novamente, amorna e misturam-se as gemas previamente batidas, que voltam ao lume para cozer. Deitei o creme numa travessa de alumínio e cobri com película aderente, levei ao frigorífico a arrefecer.

Frosting de queijo creme
-600 g de açúcar em pó
-100 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-250 ml de queijo creme (frio)

Com ajuda da 👉batedeira eléctrica ( utensílio K) , a uma velocidade média, bate-se o açúcar em pó juntamente com a manteiga até estar tudo incorporado. Juntei o queijo creme e continuou a bater a uma velocidade média durante 4 minutos, até estar bem fofo. Não deixe bater demais se não a textura do frosting deslaça.

Montagem do bolo:
No prato coloquei o 1º bolo, com a ajuda de um saco pasteleiro fiz uma rodela na superfície/extremidade do bolo com o frosting. Recheei essa mesma rodela com o creme de ovos. Coloquei o 2º bolo por cima e apertei um pouco o 2º bolo, para aderir ao 1º. Procedi igualmente no 2º bolo, com o frosting e creme  de ovos. Coloquei o 3º bolo que  voltei a apertar para aderir, e espetei 4 palitos de espetadas cortados na altura do bolo ao alto (uma prevenção para os bolos não desandarem da sua forma original, sendo os bolos fofos e recheados de bastante creme). Cobri com o frosting e enfeitei com as margaridas que cortei os pés (ficaram só as flores) e espetei em cada uma meio palito (cortei os palitos ao meio) e fui espetando os palitos (flores) ao meu gosto. Resultado final está nas fotos, o interior? Não, não tirei foto (esqueci), mas também para quem me segue penso que sabe visualizar (mentalmente) como ficou. Um bolo carregado de amor, como em tudo o que faço na vida.

P.S. Peço imensas desculpas da qualidade das fotos, mas às 5 horas da manhã não deu para mais. 😂


Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direcção."

(Antoine de Saint-Exupéry)