terça-feira, maio 09, 2017

BOLO DE AVELÃS, LIMÃO COM GLACÊ




Precisava de fazer um bolo simples sem grande aparato, um bolo para acompanhar um chá num lanche, nem fui consultar livros pois o tempo que tinha era curtíssimo.😊 E como a minha experiência já é alguma fui directa para o laboratório (cozinha) fazer um bolo. Saiu este e modéstia à parte brutal, tanto em sabor como em textura.


Ingredientes:
-300 g de miolo de avelãs moídas
-1 chávena de açúcar amarelo
-150 g de manteiga sem sal
-5 ovos
-1 c. de sobremesa de essência de limão
-1 colher de chá de fermento
-1 limão sumo e raspa



Começar por misturar os ovos, a essência, sumo e raspa do limão. Bater bem. Juntar o açúcar e continuar sempre a bater durante uns minutos. Adicionar o miolo da avelã moído e fermento e bater durante uns 3 minutos. Levei a cozer a forno pré-aquecido a 180ºC, em forma untada e forrada com papel-vegetal devidamente untado. Levou 40 minutos. Já sabem, os fornos cada qual sabe do seu, façam o teste do palito. Depois de cozido coloquei o bolo a arrefecer em cima de uma rede. Quando frio deitei por cima o glacê.

Nota: As avelãs levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, num tabuleiro durante 15 minutos, ao fim desse tempo coloquei as avelãs num saco de pão (tecido) se não tiverem (já não se usa, mas eu sou do tempo que se usava e continuo)😂 façam num pano de cozinha. Esfreguem as avelãs dentro do saco ou o que escolheram para a maioria da pele sair. Depois coloquei as avelãs no processador e pulsei, até fazer uma "espécie" de farinha (moída até não encontrar nenhum grão).

Glacê:
-1 chávena de açúcar em pó
-3 c. de sopa de água
Misturar muito bem até encontrar a textura brilhante pronta a aplicar.


"A inteligência é uma espécie de paladar que nos dá a capacidade de saborear ideias."

(Susan Sontag)