segunda-feira, março 20, 2017

FRIGINADA À MODA DE OURÉM



Uma receita de origem da zona de Ourém. Tinha descongelado um lombo de porco para fazer para o jantar, ainda não sabia como, pensei numa 👉Chanfana mas como nesse dia chegou-me a casa um molho de espinafres, resolvi ali logo a minha dúvida. Fazer uma migas (seria melhor com grelos, mas na falta seguiu para bingo com os espinafres). Descongelei uma broa do Lidl um produto de excelente qualidade que adoro, e que foi distinguido como um dos melhores 👉sabores do Ano de 2016. Estive presente no 👉evento, pensei, só podia, eu uma grande apreciadora de broa de milho desde que me conheço, lembro-me de o meu saudoso pai, quando eu era criança e ele vinha das visitas às fabricas de calçado do Norte (Oliveira de Azemeis, São João da Madeira etc ) trazia sempre uma broa grande entre outros produtos, eu pedia logo à minha saudosa mãe, uma fatia de broa com manteiga da boa.😋Manteiga da boa? Era mesma, a minha mãe comprava numa charcutaria na Amadora a Lusa, que tinha umas tigelas em inox e vendiam a manteiga ao peso. A minha mãe chegava a casa e colocava na manteigueira, altura quando se era feliz, tudo sabia bem, nada fazia mal, nada de ASAE (S) , nada das tangas que hoje há! Enfim! Mas continuando com a receita, que saltou da minha 👉Bíblia Pantagruel vamos ver como fiz!

P.S. Adoro a broa do Lidl e tenho sempre congeladas.😎



Ingredientes:
-400 g de carne de porco limpa (usei lombo)
-400 g de entremeada (usei entrecosto)
-8 dentes de alho
-1 folha de louro
-1 dl de vinho branco
-1 molho de espinafres
-1,5 dl de azeite Virgem
-1/2 broa de milho (usei a do Lidl)
-1 lata grande de feijão-frade (usei feijão preto)
-sal marinho
-pimenta-preta moída na altura
-colorau q.b.
-cominhos q.b.

Cortei a carne em cubos e a entremeada, e temperei com sal marinho, pimenta-preta, 4 dentes de alho picados, o louro, o vinho branco, colorau e cominhos. Envolvi bem e deixei a marinar 6 horas (a receita diz que basta 30 minutos).  Escorri a carne da marinada e fritei-a em metade do azeite, deixando alourar em lume brando. Quando estava quase deitei a marinada e deixei sempre cozinhar em lume brando. Entretanto fiz as migas. Numa frigideira coloquei os 4 dentes de alho picados e restante azeite, levei a lume brando, quando o azeite aqueceu (sem nunca deixar alourar os dentes de alho) juntei os espinafres devidamente escolhidos e lavados envolvi muito bem no azeite, adicionei a broa do Lidl [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] esfarelada em bocados, e envolvi. Temperei com sal marinho e pimenta-preta moída na altura. Adicionei o feijão escorrido, e envolvi muito bem, o tempo de harmonizar sabores.

Nota: Se utilizar nabiças ou grelos dê previamente uma fervura antes de juntar ao azeite com os alhos. Ok?

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!


Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica