sexta-feira, fevereiro 17, 2017

QUEQUES DOURADOS







Mais uma receita da minha 👉"Bíblia" Pantagruel, um livro muito completo e que nunca me deixa ficar mal. Precisava de uns queques simples, mas grandiosos em sabor. Mais uma vez não me desfraldou 😋 Vamos à receita que é o que vos interessa.



Ingredientes:
-300 g de manteiga
-300 g de açúcar (usei 250 g de açúcar amarelo)
-300 g de farinha Branca de Neve
-5 ovos
-raspa de 1 limão
-3 c. rasas de chá de fermento em pó (usei 1 c. de sobremesa)
- 2 c. de sopa de abóbora cristalizada e cidrão picado miúdinho (usei 3 c. de sopa + 1 c. de sopa de frutos cristalizado picados)
-1 pitada de sal
-1 c. de chá de extracto de baunilha
-açúcar em pó (icing sugar) q.b


 Bati as gemas com o açúcar e a raspa do limão e extracto da baunilha até engrossarem, juntei a manteiga derretida em banho-maria e continuei a bater e a seguir adicionei a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] peneirada com o fermento e o sal. Bati mais durante 1 minuto até estar uma massa bem batida. Nessa altura junto as frutas picadas e envolvo bem com uma espátula, depois junto as claras e envolvo delicadamente sem bater. Dividi a mistura (deixando 1 cm de vazio a massa cresce bastante) por formas de queques bem untadas com manteiga, e levei num tabuleiro ao forno a 180ºC. até os queques estarem cozidos (teste do palito) mas é rápido no meu forno levou 18 minutos. Depois de desenformados e frios polvilhar com açúcar em pó, mas isso é à vontade do freguês, se preferirem não polvilhar, ficam excelentes na mesma. :) Deu 12 queques.



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica