quarta-feira, fevereiro 08, 2017

PUDIM DE AMÊNDOA, NOZ E GILA





Um pudim, que não é mais que um pudim conventual, pelos ingredientes e textura. Um pudim brutal! Tinha que fazer uma sobremesa, lembrei-me da receita que tinha apontado há umas semanas atrás no meu bloco. Trago comigo sempre dentro da mala, para apontamentos e que muito jeito me dá, o caso. :)) Quando estamos no consultório há espera de ser chamadas, e agarramos numa revista que por vezes abundam, umas atrasadas, outras mais actuais, mas sempre muito mal tratadas o caso desta. Era uma ELLE do Outono. Vejo por vezes as revistas sem folhas, pois há pessoal que não é de modas, arrancam as folhas, seja por alguma receita, informação etc. Ou então colocam a revista dentro do saco, como eu já vi. Não consigo fazer tal coisa, acho uma falta de "TUDO" nem preciso enumerar... Nesse dia estava a dar uma vista de olhos, e vi este pudim, que me chamou logo a atenção, por levar ingredientes que adoramos. Passei a receita para o meu bloco, e lá ficou esquecida como outras, até que me lembrei dela, e segui para bingo. Fiz, não me arrependi. Brutal como o meu provador oficial (filho) disse! Vamos à receita:


Ingredientes:
-300 g de açúcar
-80 g de miolo de amêndoa moído com pele
-80 g de miolo de noz moído
-2 ovos
-5 gemas
-1 fatia de pão de centeio demolhado (usem o pão que preferirem, a receita pedia papo-seco)
-1 ⇛chávena de doce de gila⇚ ( doce gila habita sempre, mas mesmo sempre cá por casa) :)
-açúcar em pó q.b.


Levei o açúcar ao lume com 1 dl de água até fazer ponto de pérola. Retirei o tacho do lume a adicionei-lhe o miolo de amêndoa, o de noz e o pão desfeito. Mexi com um garfo para que os ingredientes se soltem. Juntei os ovos, as gemas e o doce de gila. Misturei tudo muito bem com um garfo, soltar os fios do doce de gila, e por último envolvi tudo com a espátula até encontrar uma mistura homogénea. Deitei o preparado num forma untada, e o fundo forrado com papel vegetal e de novo untado. Levei a forma ao forno pré-aquecido a 180ºC em banho-maria durante 50 minutos. Ao fim desse tempo retirei do forno e deixei arrefecer completamente antes de desenformar. Polvilhei com açúcar em pó.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre."


(Waldemar Valle Martins)