quarta-feira, agosto 24, 2016

DOCE DE MORANGO





Chegaram 4 kg de morangos cá a casa, daqueles que dizem ser biológicos, eu agradeço e finjo que acredito na "biologicidade" deles (não sei se existe a palavra). :) Mas continuando, a primeira caixa ainda se comeu no tempo real, depois comecei a sentir que não conseguíamos consumir os ditos antes de começarem a estragar, resolvi a questão: fazer um doce/compota, cá por casa gostamos muito. Não fui de modas, fui para a cozinha fazer o doce. Adoro o cheirinho que fica na casa quando faço doces, faz-me (re)lembrar o tempo de criança, adorava estar perto da minha saudosa mãe, enquanto ela fazia os doces. Vamos ver como fiz. Simples.


Lavei e retirei os "pirolitos" a 2 kg de morangos. Num tacho grande (convém ser bem grande, se não o doce vem por fora) Coloquei os morangos e 1,100 Kg de açúcar amarelo, 2 paus de canela e 3 estrelas de anis. Levei ao lume até o açúcar derreter, e começar a cozer a fruta, fui mexendo de vez em quando. Ao fim de 30 minutos retirei as estrelas de anis e os paus de canela e com a ajuda da varinha mágica fiz um puré, voltei a colocar as estrelas e paus de canela e levei de novo o tacho ao lume. Deixei ferver o tempo do doce fazer ponto de estrada. Depois de pronto deitei o doce em frascos esterilizados. Uma receita que já se encontrava em rascunho há dois meses.

Encontram-me no Instagram aqui!

"Quem trata uma mulher como princesa, demonstra que foi educado por uma rainha..."


(Bárbara Coré)