quarta-feira, agosto 03, 2016

«DIP» DE ABACATE





Pera abacate? Gosto! Desde que tive o prazer de conhecer esta fruta tinha uns 20 anos, uma vez por semana ia a uma charcutaria na rua Garrett (Chiado), buscar uma truta que a minha filha adorava, um peixe, que na altura, estava numas caixas de madeira à porta, o jornal a embrulhar o peixe, fresco e ainda nem se falava ou havia ASEI. :) Que delicia de tempo esse, tudo era bom e nada fazia mal, tudo tinha um sabor indescritível, e só esporadicamente é que se ouvia dizer que alguém partiu com doença má (cancro). Era uma charcutaria (Casa Jerónimo Martins & Filho) que tinha tudo o que era bom, e não havia noutros sítios, a filha pequena, sendo uma apaixonada por truta e frutas tropicais, que na altura só mesmo nessa charcutaria tinha, eu deslocava-me uma vez por semana lá. As pêras abacates, ela nunca gostou, eu sim, então trazia para mim, para ela trazia outras frutas, que tudo naquela loja era ao preço do "ouro" mas tudo tão fresco, tudo tão bonito, tudo tão gostoso, infelizmente (antes do grande incêndio de 1988. :( Mas voltando à fruta, por isso há muito mais de 30 anos que consumo pêras abacate, não é, porque agora é "moda" e como é "moda ponha-se na minha senhora" um ditado que muito ouvia a minha mãe dizer. Como sempre disse, e fui assim, a moda? É a minha, não sou nem nunca fui de (carneiradas). Mas deixando as histórias no tempo delas, pêras abacates eu e o filho adoramos então comemos de várias maneira e não só como fruta. Vamos ver como fiz esta entrada «Dip» para (mergulhar) uns gressinos ou barrar umas tostas. A receita saltou da minha👉 Bíblia Pantagruel. ❤


Ingredientes:
-1 pêra abacate
-2 c. de sopa de queijo creme (usei gorgonzola cremoso da Galbani)
-2 c. de sopa de maionese
-2 c. de sobremesa de Ketchup
-1 1/2 de sobremesa de sumo de limão
-2 c. de chá de molho inglês
-pimenta em pó q.b.

Corta-se o abacate ao meio no sentido do comprimento e descarta-se o caroço. Retira-se a polpa com uma colher de sobremesa (como fiz toda a minha vida) cuidadosamente para não romper as cascas, que se reservam. Esmaga-se a polpa com um garfo, rega-se com o sumo do limão, mexe-se e incorpora-se bem o queijo, deitando a seguir a maionese, o ketchup, o molho inglês e a pimenta a gosto. Envolvi muito bem e coloquei dentro das cascas, serve-se bem frio.

Notas: Pode-se colocar no processador de alimentos e fazer uma mistura sedosa, eu prefiro encontrar a textura da pêra, cada um faz como preferir.

"Se alguém te criticar pelo que você é........ não ligue, pois ser uma jóia preciosa, provoca inveja em meio de tanta bijuteria!!!"


[Marcia Rodrigues]