sexta-feira, agosto 19, 2016

CHEESECAKE DE MASCARPONE E AMÊNDOA NO FORNO





Cheesecake é daquelas sobremesas que se come ajoelhada, :))) então se levar chocolate, ficamos de penitência, mas com o palato aos saltos que nem faz mal a tal "penitência". :) Precisava de fazer uma sobremesa, problema resolvido com um cheesecake brutal, como o meu provador oficial (filho) disse.  Neste momento estamos a preferir os cheesecakes de forno o caso deste aos frescos.Vamos lá ver como fiz.


Base Oreo:
-30 bolachas oreo
-80 g de manteiga derretida sem sal

Para o recheio:
-500 g de Mascarpone Galbani
-200 ml de natas
-3 ovos grandes
-120 g de açúcar
-1 c. de chá de baunilha (usei liquida)
-1 c. de chá de essência de amêndoa



Enrolei muito bem uma forma de fundo falso com várias camadas de papel de alumínio. Untei e forrei com papel-vegetal de novo untado com manteiga Reservei.

No robot de cozinha piquei as bolachas até ficar em migalhas finas. Adicionei a manteiga derretida e envolvi muito bem até ficar uma mistura homogénea e forrei o fundo da forma. Pressionei muito bem com a ajuda de uma colher de sobremesa, até ficar compacto. Levei ao frigorífico. Com a batedeira bati o queijo mascarpone e as natas até ficar com uma textura lisa. Juntei o açúcar, a baunilha e a essência de amêndoa e continuei a bater até ter a mistura bem cremosa. Fui adicionando a bater os ovos um a um, nunca adicionar o ovo seguinte sem o anterior estar bem envolvido. Deitei a mistura na forma previamente preparada com a oreo. Levei a forma ao forno pré-aquecido a 180ºC, em banho-maria (esse o motivo da forma ser bem forrada o exterior com papel de alumínio) durante 1 hora e 15 minutos (pressionar com os dedos e sentir firmeza). Deixar arrefecer antes de desenformar. Desenformei e coloquei no prato. Coloquei à volta amêndoa em palitos (que previamente retirei a pele, palitei e levei ao forno para dar aquela cor). Depois derreti em banho-maria 100 g de chocolate Valrhona com 1 c. de sopa de manteiga, que seria só para colocar por cima das amêndoas, mas no final sobrou chocolate (sim, fui avantajada ou bruta o que preferirem, não precisava de 100 g, 30 g de chocolate era mais que suficiente). Resolvi colocar o resto no meio do Cheesecake, como o meu filho diz: Chocolate nunca é demais. :)))

Encontram-me no Instagram aqui!

"Quando dispararem mil flechas na sua direcção, não reaja:
perdoe todas elas amorosamente. A depreciação pelo próximo vem da completa falta de amor por si próprio. Você recebe ofensas daqueles que antes não se amam..."

(Bárbara Coré)