segunda-feira, junho 20, 2016

BOLO DE LARANJA [ESPICHE]






Um bolo de laranja que é brutal, vai ficar no "patamar" aproveitamento de claras". Bolos de laranja,  já são algumas receitas que tenho no blog. Um bolo óptimo para aproveitar as claras que tenho sempre congeladas em caixas de Tupperware. Coloco em caixas pequenas 3 claras em cada. Quando preciso o caso deste bolo, retirei duas caixas do congelador. Assim sei sempre a quantidade de claras que estão em cada caixa. Já passei esta dica há anos, quem me segue já sabe com certeza. Há pessoal que só faz bolo ao fim de semana, ou quando há festa, na minha casa há sempre bolo, bolachas, queques, etc. A minha filha, nunca consegui, que fizesse um pequeno-almoço como deve ser, com 37 anos continua como sempre quando acorda nunca tem fome. Como sai cedo de casa, é "obrigada" a comer algo, o que ela escolhe sempre o iogurte liquido ou leite, e uma fatia de bolo, queque ou o que tiver, não pode é ter cremes, têm que ser bolos estilo este. Pão fresco ou torrada? Sempre me mandou comer a mim, não muito obrigada. :) Então eu, prefiro fazer em casa, a ela comer dos bolos de compra. Esta receita saltou do meu livro/colecção "Cozinha de Portugal" zona de Algarve de Maria Odette Cortes Valente. Um bolo de laranja da zona de Espiche. Vamos à receita que é o que vos interessa. :) 


Ingredientes:
-200 g de açúcar (utilizei 150 g e usei açúcar amarelo)
-3 ovos
-6 claras
-1 laranja
-100 g de manteiga
-150 g de farinha

Bate-se o açúcar com a manteiga e junta-se o sumo e raspa da laranja. Quando a massa está bem batida, vai-se adicionando os ovos um a um sem nunca deixar de bater. Só misturar o próximo ovo quando a massa tiver "absorvido" o anterior ovo. Depois adiciona-se a farinha mistura-se bem na massa, por fim adiciona-se as claras batidas em castelo só a envolver (não se bate o bolo). Deitei a mistura numa forma untada e polvilhada de pão-ralado. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, no meu forno levou 25 minutos, cada um sabe do seu forno, já sabem o teste do palito.

"Tudo o que vale a pena na vida, dá trabalho conquistar..."

(Lourdes Trindade)