segunda-feira, janeiro 25, 2016

LEMON CURD [COALHADA DE LIMÃO]


Gosto de ver programas de culinária, e gosto do 24 Kitchen. Mas falando dos Portugueses, gostava de ver o da Filipa Gomes (agora são repetidos), gostava/gosto da miúda, gosto do ar e maneira de vestir Vintage dela, gostava/gosto da maneira dela cozinhar e falar das receitas, simples, aliás nela era tudo de uma simplicidade que dói. Li em alguns blogs a falar mal da Filipa, o mais engraçado, é de pessoal, que simplesmente devia estar calado, mas enfim... a inveja é terrível. Comecei a ver Os segredos da tia Cátia, a seguir ao 1º programa qual o meu espanto quando leio num blog, a falar tão mal da Cátia, um blog que nunca me acrescentou nada, nunca aprendi nada, aliás como qualquer um dos outros atrás referidos além de eu não dizer nomes. O blog que falou mal da Cátia, passado um dia ou dois eliminou o post. Mas eu li. Não estou aqui defensora de nenhuma delas (Filipa/Cátia) mas gosto delas, em registo diferentes, as duas tem o seu lugar. Mas continuo, a inveja é um sentimento tão pequenino, que estas pessoas destilam assim sem mais nem menos. Só porque sim. Agora sobre a Cátia, vejo a crescer (não de altura) :) de programa para programa,  acho a uma mulher com um carisma grande, gosto dela a falar do e de quem ama, gosto e pronto. Isto tudo para dizer o quê? Achei o máximo ela a fazer os Macarrons e o Curd de Limão, umas medidas bonitas: 3 X tudo. Não há que enganar. Precisava de fazer o Curd segui com a receita da Cátia. Agora falta fazer os macarrons, mas vou fazer a receita dela, nem vou olhar para as minhas receitas dos meus livros.


Ingredientes Curd de Limão:
-3 limões grandes (sumo e casca)
-300 g de açúcar
-3 c. de sopa de manteiga
-3 ovos

Levar o tacho ao lume com o sumo e raspa dos limões, açúcar e manteiga. Mexer muito bem até estar tudo bem misturado. Numa tigela bate os ovos, e deita uma concha do preparado de limão na tigela dos ovos e mexe energicamente para não cozer os ovos, depois deita a mistura dos ovos devagar no tacho ao lume sempre a mexer com a vara de arames, até cozer os ovos e engrossar. Esta medida deu dois frascos dos grandes destes iogurtes.

P.S. Já tenho aqui o meu Curd de Limão

"A inveja é um pecado capital porque é pior que a cobiça. O invejoso não deseja o que é do outro, deseja apenas que o outro não tenha o que tem. Não seja o que é."


(Padre Fábio de Melo)