segunda-feira, maio 25, 2015

CURD DE LARANJA/ORANGE CURD


 
 
Vejo pouco ou quase "nada" de TV, mas quando vejo, é filmes, o meu BENFICA :) ou programas de culinária, adoro ver os chefes de varias nacionalidades e também os nossos. Neste caso foi mesmo uma "nossa" no 4Kitchen a Filipa Gomes. Uma jovem simpática, que tem uma maneira de cozinhar que faz parecer tudo muito fácil. Tem um estilo de se vestir e apresentar muito vintage. Gosto. Não para mim, mas nela fica uma delicia. Tem um ar de "menina" grande, tanto na maneira de falar como de "brincar" com os ingredientes. Marca pela diferencia, é única. Desta vez fez o curd de limão muito diferente do meu, registei logo (memória). No dia seguinte fui fazer mas não de limão e sim de laranja. Ainda morava no meu frigorífico um frasco de curd de limão que sobrou do que fiz para o bolo de aniversário da minha filha. Alterei o limão por laranja e retirei um pouco à quantidade de açúcar, a laranja não é tão acida. Vamos ver a receita com as  minhas alterações.



Ingredientes:
-320 ml sumo de limão (usei sumo de laranja) 
-140 gr manteiga  (usei manteiga sem sal)
-2 chávenas açúcar  (usei 1 1/2)
-8 ovos (4 ovos e 4 gemas)

Coloquei um tacho ao lume com 320 mililitros de sumo de laranja o açúcar, e deixe dissolver. Entretanto, parti 4 ovos inteiros para uma taça, mais 4 gemas, e bati bem. Retirei a calda do lume, acrescentei as 140 gramas de manteiga e mexi até derreter, antes de introduzir os ovos lentamente. Levei novamente o tacho ao lume durante 10 minutos, sem parar de mexer até obter um creme espesso. No final, deitei o curd de laranja para frascos esterilizados, na foto aparece dois mas deu 4 frascos. Depois de frio guarda no frio agora já sabe, dê asas à sua imaginação na utilização do curd.

Notas: Uma nova dica para esterilizar os frascos, mas se não vos interessar, coloquem no canto Ok? Deitei água a ferver nos frascos e tampas (as tampas coloco numa tigela). Depois despejo a água e coloco os frascos num tabuleiro de ir ao forno, com a ajuda de uma pinça faço o mesmo às tampas e levo o tabuleiro ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante 10 minutos. Evapora a humidade dos frascos. :) Mas cuidado a retirar os frascos do forno, não se queimem.

"Se você quer um pedacinho do Paraíso, acredite em Deus.
Mas se você quer conquistar o mundo, acredite em você
porque Deus já te deu tudo o que você precisa
para você vencer."
 
(Augusto Branco)