quarta-feira, abril 29, 2015

BOLO DE LIMÃO RECHEADO COM LEMON CURD E COBERTO COM FROSTING DE LIMÃO [ANIVERSÁRIO DA FILHA]




Este ano, não ouve bolos de chocolate nos aniversários dos filhos. :) Fiz um bolo de limão que a minha filha adora tal ingrediente, recheado com curd de limão. Sim, a minha princesa fez 36 anos. Vamos ver como fiz!



Ingredientes:
-2 chávenas de farinha
-1 chávena de açúcar amarelo
-150 g de manteiga (amolecida) (usei sem sal)
-4 colheres de sopa de leite
-4 ovos grandes
-1 c. de chá de baunilha líquida)
-1 colher de chá de fermento
-raspas de 1 limão


Começar por misturar o leite (morno), os ovos e a baunilha. Bater bem. À parte misturar a farinha, o açúcar, o fermento e as raspas de limão. Bater tudo muito bem. Adicionar a manteiga amolecida e ir juntando à mistura aos poucos até ficar tudo bem ligado.
Levei a cozer a forno pré-aquecido a 180ºC, em forma untada e polvilhada de farinha. Levou 50 minutos.

P.S. Fiz dois bolos, a receita acima é de um só!



Ingredientes: lemon curd!
-3 limões
-3 ovos
-65 g de manteiga sem sal
-230 g de açúcar

Lavei bem os limões com um esfregão verde, :) ah pois, vinham um pouco sujitos. Num tacho coloquei o açúcar, manteiga, raspa dos limões e sumo dos mesmos. Levei ao lume até dissolver tudo. Reservei fora do lume. Numa tigela bati os ovos com a vara de arames, quando bem batidos juntei ao preparado anterior, mas filtrei por uma rede fina. Levei de novo o tacho ao lume sempre a mexer até começar a ferver e engrossar.

Frosting de creme de queijo:
-300 g de açúcar em pó
-50 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-125 ml de queijo creme (frio)
-2 c. de sopa de sumo de limão

Com ajuda da batedeira eléctrica, a uma velocidade média, bata o açúcar em pó juntamente com a manteiga até estar tudo incorporado. .Junte o queijo creme e bata a uma velocidade média durante 4 minutos, até estar bem fofo, depois junte o sumo do limão e bata até envolver bem. Não deixe bater demais, para que o frosting não perca a consistência.

Modo de montar o bolo: Cortei o primeiro bolo ao meio. Recheei com curd de limão, uni a outra parte do bolo. Abri o segundo bolo ao meio, e no primeiro bolo cobri a superfície com curd , coloquei a base do segundo bolo, voltei a cobrir com curd, e uni a outra parte. Levei ao frigorífico durante 30 minutos. Depois cobri com o frosting e enfeitei ao meu gosto!


P.S. Os bolos de aniversários dos meus filhos, começa a ser um pouco ou muito complicado escolher. Se há pessoas que fazem sempre o mesmo bolo (só trocam os enfeites) eu detesto fazer sempre mais do mesmo. Gosto dos surpreender, e para mim, sempre um desafio brutal. Agora peço imensa desculpa de não haver fotos dos bolos abertos deste ano. Simplesmente não estive para aí virada, preferi aproveitar os momentos e deixar o blog de lado. Fiz a produção para as fotos do bolo, mas depois quando se abriu os bolos, não me apeteceu estar a repetir tudo, e tirar fotos de qualquer maneira, não muito obrigada. Digo o bolo estava brutal, como o meu provador oficial (filho) disse. Agora ter que mostrar os bolos abertos para "algumas" pessoas, pois acham que ainda tenho que provar alguma coisa, não muito obrigada de novo. Se não gostam pirem-se do meu cantinho ok? Sim, ainda há umas mentes luminosas que gostam de me mandar e-mails a chatearem, pensam "elas". Pois chateada não fico com situações atitudes destas pequeninas. 😎 Vão até à praia ver o mar e deitar essa amargura no mesmo, ganhavam mais e podem crer, com certeza seriam muito mais felizes, tentem, com certeza não dói. Agora para as pessoas que passam por bem no meu cantinho, um muito obrigada por estarem desse lado, e tenham um dia cheio de "SOL".

"Feliz é aquele que vê a felicidade dos outros sem ter inveja. O sol para todos e a sombra para quem merece."

(Bíblia Sagrada)