segunda-feira, janeiro 19, 2015

FILHOSES DE ABÓBORA CHILA (GILA)




Ainda continua as iguarias que passaram pela nossa mesa de Natal e Ano Novo, não estou atrasada, estou adiantar-me já para o próximo Natal. :) A falar com a minha amiga A. que é da Zona de Cinfães, disse-me que é costume fazerem umas filhoses de abóbora chila (gila), fiquei curiosa. Acabei o meu doce de chila (gila) estava na altura de fazer mais. Tenho aqui e aqui a receita. Não pode faltar na minha casa este doce, pois utilizo muito em sobremesas. Mas recuando no texto, estava a escrever sobre as filhoses de chila (gila). Fui à garagem e trouxe para cima (casa) 3 abóboras (ainda moram lá mais), fiz o estardalhaço que se faz para partir as ditas sem metal (sim, reza a história, que não pode ser usado nada de facas ou metal) é sempre catrapum no chão, as vezes que forem necessárias para as meninas (abóboras) se  esbardalharem (coloco as abóboras uma a uma naqueles sacos de plástico pretos do lixo ok, convém serem limpos (novos) e depois faço esse espetáculo na varanda da cozinha, não faço na cozinha, pois pode algum azulejo estar em falso e lá parto eu o dito o que não convém) :).   O que na primeira vez que fiz o doce, como foi só uma abóbora fiz na cozinha e sem saco, o chiqueiro foi mais que muito para o meu gosto, agora faço sempre como atrás descrevi. Vamos seguir. Depois de tratadas as meninas (abóboras) (limpas de fios amarelos e sementes e bem lavadas até a água sair límpida sem espuma)  cozi as mesmas. Depois de escorridas e desfiadas, enchi uma chávena almoçadeira de abóbora (300g) o resto fiz o doce como costumo fazer. Agora vamos ver como fiz estes (poucos) filhoses de abóbora chila (gila).


Ingredientes:
-1 chávena almoçadeira se chila (gila) cozida (pesei deu 300g)
-2 c. de sopa bem cheias de farinha
-2 ovos
-1 c. de sopa de açúcar (usei, não costumam usar)

Numa tigela coloquei a abóbora chila (gila), farinha, açúcar e juntei os ovos batidos. Envolvi tudo muito bem e fritei em óleo quente colheradas de sopa da massa. Fui virando até ficarem loirinhos. Depois é escorrer em papel de cozinha e envolver em açúcar e canela. Ok, gostei, apesar de nas fotos que pesquisei aparecerem uns filhoses estilo pataniscas (espalmadas), acredito que são essas as verdadeiras, pois os fios da abóbora devem ficar estaladiços, se quiserem que fiquem espalmados é só acrescentar mais um ovo à quantidade que escrevi. Ok? Açúcar a minha amiga disse que não leva, mas eu coloquei e não me arrependi, pois gostei.

Nascer todas as manhãs:

Apesar da idade, não me acostumar à vida. Vivê-la até ao derradeiro suspiro de credo na boca. Sempre pela primeira vez, com a mesma apetência, o mesmo espanto, a mesma aflição. Não consentir que ela se banalize nos sentidos e no entendimento. Esquecer em cada poente o do dia anterior. Saborear os frutos do quotidiano sem ter o gosto deles na memória. Nascer todas as manhãs.

(Miguel Torga, in "Diário (1982))