sexta-feira, outubro 31, 2014

PAVLOVA BANOFFEE


Tinha que fazer uma sobremesa para levar para casa do filho, resolvi fazer uma pavlova que o filho adora. Quem me segue sabe que já são muitas pavlovas que passaram por aqui. Desta vez resolvi fazer com o recheio Banoffee. Deliciei-me a ouvir o comentário do meu provador oficial (filho): Brutal!


Ingredientes do merengue:
-3 claras
-170 g de açúcar
-1 colher de (sobremesa) de vinagre
-1 colher de (sobremesa) de Maizena

Bati as claras em castelo, quando batidas juntei metade do açúcar e voltei a bater até fazer picos. Juntei o resto do açúcar, farinha e o vinagre e envolvi muito bem com a vara de arames sem bater. Untei com manteiga um tabuleiro (daqueles de bolachas/biscoitos, sem laterais) e deitei o merengue no meio. Com uma colher de (sopa) fui espalhando até fazer um circulo. Levei ao forno pré-aquecido a 150ºC, durante 1 hora. Ao fim desse tempo desliguei o forno e deixei o merengue arrefecer dentro do (forno).


 Recheio banoffee:
-1 lata de leite condensado cozido (cozi na panela de pressão)
-2 bananas
-sumo de limão
-300 ml de natas para bater

Montagem: Coloquei a pavlova num prato. No meio coloquei o leite condensado cozido previamente batido. Cobri com rodelas de bananas previamente regadas com sumo de limão. Cobri com chantilly que fiz com as 300ml de natas e reguei com o restante leite condensado cozido.
"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis."

(José Alencar)