sexta-feira, agosto 29, 2014

OVOS BENEDITINA EM BOLO DO CACO


Crê-se que a origem destes clássicos ovos beneditina (duas metades de pãozinho inglês torrado, ovos escalfados com as gemas líquidas, bacon estaladiço e molho holandês com limão) remota à década de 1920, quando um financeiro de Wall Street chamado Benedito se queixou ao chefe do famoso restaurante Delmonico`s, de Manhattan, que o menu estava sem interesse. Este prato foi uma forma de o chefe agradar ao seu assíduo (e muito rico) cliente.


A Isabel como não estava em Wall Street e tinha comprado  o bolo do caco no Continente resolvi alterar o tal do pãozinho inglês. :) Também alterei o bacon, usei fiambre de frango no forno. Vou colocar a receita original, com as minhas alterações.


Ingredientes:
-ovos
-pãezinhos (bolo do caco)
-bacon estaladiço (fiambre de frango no forno)

Molho Holandês:
-60 ml de vinagre de vinho branco
-3 gãos de pimenta-preta
-1 folha de louro
-2 gemas de ovo
-125 g de manteiga derretida
-1 colher de sobremesa de sumo de limão

Escalfar os ovos, um a um, num tacho com água a ferver, sem tapar, até que estejam no ponto; escorri-os em papel absorvente (papel de cozinha).
De seguida cortei os pãezinhos (bolos de caco) ao meio; torrei-os até que fiquem estaladiços e ligeiramente alourados.
Coloquei um pãozinho (bolo do caco) aberto em cada prato e colocar o bacon estaladiço (fiambre de frango no forno) coloquei o ovo escalfado e um pouco de molho holandês.

Molho holandês: Misturei o vinagre, os grãos de pimenta e a folha de louro num tacho; esperei que fervesse. Deixei depois em lume brando, sem tapar, até reduzir para metade. Deixei arrefecer. Numa tigela de vidro coloquei as gemas e bati com a batedeira, sem desligar juntei gradualmente 1 colherzinha de manteiga derretida (deve estar quente): bati até que a mistura começou a engrossar. De seguida, com a batedeira sempre a trabalhar, fui acrescentando 2 colheres de mistura do vinagre e colherzinhas de manteiga derretida. Continuei a bater até que o molho espesse e se tenha misturado toda a manteiga e o vinagre; juntei o sumo de limão.

Notas: Em Wall Street serve-se os ovos beneditina ao pequeno-almoço, eu servi como  refeição onde acompanhou uma sopa de feijão verde.



"O rio só atinge o seu objetivo porque aprendeu a contornar os obstáculos."

(Desconhecido)