sábado, junho 28, 2014

MUFFINS DE CHOCOLATE E LIMÃO



Uns muffins (queques) deliciosos. Sim, para mim serão os eternos queques se deixarmos-nos de modernices americanas. É queques e pronto, mas até as formas de papel tem escrito muffins ok, segue a receita dos queques  vestidos de muffins. :) Deu 12, 3 deles recheei-os com lemon curd, pois a filha é fã, e pediu, mas que ficaram brutais ficaram. Vamos à receita.


Ingredientes:

-275 g de farinha
-2 c. chá de fermento em pó
-1 c. de chá de bicarbonato de sódio
-3 c. sopa de cacau em pó
-1 ovo
-130 g de açúcar
-80 ml de óleo
-200 ml de leite
-100 g de iogurte natural
-raspa de casca de limão (estilo 1 c. de sopa)

Numa tigela misturei a farinha com o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o cacau em pó. Noutra tigela bati o ovo com o açúcar, adicionei de seguida o óleo, o leite e o iogurte natural. Quando tudo bem envolvido juntei os secos e envolvi muito bem. Juntei a raspa do limão e com uma colher de pau envolvi sem bater. Deitei a mistura em formas de queques previamente untadas e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos.

lemon curd: Ingredientes:
-6 limões
-6 ovos
-130 g de manteiga sem sal
-500 g de açúcar (utilizei 400 g)

Lavei bem os limões com um esfregão verde:) ah pois, vinham um pouco sujitos. Num tacho coloquei o açúcar, manteiga, raspa dos limões e sumo dos mesmos. Levei ao lume até dissolver tudo. Reservei fora do lume. Numa tigela bati os ovos com a vara de arames, quando bem batidos juntei ao preparado anterior, mas filtrei por uma rede fina. Levei de novo o tacho ao lume sempre a mexer até começar a ferver e engrossar. Deitei o preparado nos frascos esterilizados

"Quanto não ganha em tranquilidade quem não se preocupa com o que o vizinho diz, faz ou pensa, mas apenas com os seus próprios actos."

(Marco Aurélio)