quinta-feira, maio 29, 2014

PAVLOVA DE CHOCOLATE COM LEMON CURD




Tinha feito esta sobremesa, sobrou as claras não me apeteceu congelar as mesmas. Saiu umas Pavlovas de chocolate com chantilly e Curd de Limão. :) Pavlova a filha venera, chocolate nem se fala, então com o sabor do Curd de limão outro ingrediente que ela adora :). Só que desta vez não fiz uma Pavlova mas sim 3 :).




Ingredientes do merengue:

-4 claras
-200 g de açúcar
-1 colher de (sobremesa) de vinagre
-1 colher de (sobremesa) de Maizena
-1 colher de (sopa) de cacau em pó (usei Cacao Sampaka)

 Bati as claras em castelo, quando batidas juntei metade do açúcar e voltei a bater até fazer picos. Juntei o resto do açúcar, farinha, cacau e o vinagre e envolvi muito bem com a vara de arames sem bater. Untei com manteiga um tabuleiro (daqueles de bolachas/biscoitos, sem laterais) fiz 3 montinhos com o merengue. Com uma colher de (sopa) fui espalhando até fazer 3 círculos. Levei ao forno pré-aquecido a 150ºC, durante 1 hora. Ao fim desse tempo desliguei o forno e deixei o merengue arrefecer dentro do (forno).
Depois de arrefecidas as Pavlovas cobri com chantilly caseiro, e pinguei :) curd de limão.

lemon curd: Ingredientes:
-6 limões
-6 ovos
-130 g de manteiga sem sal
-500 g de açúcar (utilizei 400 g)

Lavei bem os limões com um esfregão verde:) ah pois, vinham um pouco sujitos. Num tacho coloquei o açúcar, manteiga, raspa dos limões e sumo dos mesmos. Levei ao lume até dissolver tudo. Reservei fora do lume. Numa tigela bati os ovos com a vara de arames, quando bem batidos juntei ao preparado anterior, mas filtrei por uma rede fina. Levei de novo o tacho ao lume sempre a mexer até começar a ferver e engrossar. Deitei o preparado nos frascos esterilizados


"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos."

(Confúcio)