quarta-feira, agosto 21, 2013

PIZZA COM BACON E OVOS ESCALFADOS





Pizza cá em casa sempre foi muito apreciada pelos filhos. Mas, desde que o filho chegou em Dezembro, ainda não tinha feito. Quando ele esteve fora do País, e estávamos a falar no skype, eu como mãe preocupada que sou, perguntava-lhe o que ele tinha almoçado ou jantado, e sinceramente nunca tinha ouvido ou lido tanta vez a palavra pizza. Pois, o tempo era curto, e cansado para fazer comida ia onde era mais perto, e no País que estava, era ouro sobre azul: pizza. Desde que chegou que levou uma injecção de vitaminas (comidas da mãe) mas, pizza não! Mas há dias a falar, ele disse que lhe apetecia uma pizza das minhas. Bem, não deixei para muito tarde, pois fiz logo passado uns dias. Pensei, naqueles pequenos-almoços de bacon com ovos e torradas, e inspirei-me mesmo nesse pensamento para fazer esta pizza. Coloquei as mãos na massa, e ouvi o comentário do filho:- Mãe, está brutal.

Pizzas, já tenho aqui várias, com esta massa e outra. O molho de tomate também o tenho aqui, pois é um molho que tenho sempre congelado, para pizzas, chilli e massas. Agora vamos ver como fiz depois da massa levedar. Dividi a massa ao meio e com o rolo estiquei a mesma, e, forrei dois tabuleiros um redondo e um rectangular previamente untados com azeite. Reservei. Entretanto escalfei três ovos num tacho com a água temperada com sal a ferver. Reservei. Levei uma frigideira anti aderente ao lume, quando quente coloquei o bacon fumado cortado previamente e deixei fritar na sua própria gordura até se encontrar crocante. No tabuleiro redondo coloquei o molho de tomate, o bacon espalhado e os ovos. Polvilhei com uma mistura de vários queijos ralados, onde um era um pouco de mozzarela e polvilhei com oregãos. No tabuleiro rectangular, coloquei o molho de tomate espalhei cinco salsichas Nobre naturalíssimos, uma lata de cogumelos inteiros e milho sem adição de açúcar. Polvilhei com os queijos e com os oregãos como a anterior. Levei ambos os tabuleiros ao forno até cozer a massa e gratinar. Pronto, quando o filho chegou do trabalho, e lhe cheirou a pizza, foi ver o sorriso e dizer logo:- Hum, hoje não vou ao ginásio (sim, quando chega do trabalho, vai ao ginásio, aqui perto de casa. (Sorrisos)

Massa:
-300 gr de farinha
-1 pacote de fermento de Fermipan
- 2 clh de (sopa) de azeite
-1 chávena de água morna
- sal

Coloquei a farinha numa tigela, deitei o sal, o fermento , envolvi tudo. Fui deitando a água devagarinho e amassando (claro! Com as mãos). Depois deitei o azeite continuei a amassar até fazer uma massa de pão, e a massa se desprender das mãos, se achar necessário polvilhar um pouco de farinha. Deixei levedar até dobrar de volume.

Molho de tomate:
Ingredientes:

-1 cebola picada
-4 dentes de alhos picados
-1 lata de tomate grande todo esmagado
-1 colher de (café) de açúcar «para tirar a acidez do tomate»
-1 colher de(café) de sal -1 colher de (sopa) de mangericão seco
-1 colher de (sopa) de oregãos secos
-1 dl de azeite
-1,5 dl de vinho branco
Coloca tudo num tacho e vai a lume brando durante 35 minutos. Quando pronto é só passar com a varinha. Depois é usar ou guardar em Tupperwares no congelador.
Notas: eu tenho sempre este molho congelado.


___________Assumir nossos erros exige muita coragem em um mundo que parece feito de pessoas que sempre ganham todas...Assumir nossa ignorância exige muita humildade nesse mundo de quem sabe tudo.______________

(Roberto Shinyashiki)