segunda-feira, abril 08, 2013

BOLO DE CHOCOLATE


Na Páscoa fiz um bolo de chocolate, não fiz um, fiz dois, pois dividi a massa por duas formas uma de 25X5 cm, e outra de 20X5 cm, mas se quiserem usem só uma.
I
ngredientes:
-200 g de chocolate preto (usei Valrhona)
-200 g de manteiga
-280 g de açúcar
-8 ovos
-230 g de farinha
-1 colher de (sobremesa) de fermento em pó
Bati as gemas, com o açúcar até a mistura ficar esbranquiçada. Juntei o chocolate derretido com a manteiga em banho-maria. Envolvi muito bem. Juntei a farinha peneirada com o fermento e envolvi a mistura muito bem. Depois foi juntar as claras batidas em castelo firme, envolver devagar, sem bater. Deitei a mistura nas formas previamente untadas, e polvilhadas com farinha. Levei a forno pré-aquecido a 180ºC, até estar os bolos cozidos, no meu forno levou 25 minutos. Façam o teste do palito. Quando os bolos estavam frios, cortei ambos ao meio, e pincelei com uma calda que fiz com 150 ml de água e 50 g de açúcar, levei ao lume e quando espessou retirei e juntei uma colher de sopa de licor de laranja, e envolvi. Recheei com uma mistura de chantili com pêssegos em calda cortados aos bocadinhos pequenos. Montei os bolos, o maior por baixo e mais pequeno por cima. Cobri o bolo com ganache que fiz com 350 g de chocolate (Valrhona) e 200 ml de natas. Depois como estávamos na Páscoa há que pecar na "gulodice" cobri com fios de ovos. :) A nota do meu provador oficial (filho): brutalíssimo...

Notas: sobre perguntarem o porquê de eu usar uma vezes chocolate Valrhona, e outras usar Cacao Sampaka, é muito simples a explicação: é o que tenho em casa na altura, pois gosto e muito de ambos, pois já os conheço há uns anitos. Onde conheci o Cacao Sampaka, foi em Barcelona a minha cidade que adoro, quando ia lá trazia sempre uma quantidade grande, e que chegava a casa e congelava. Tinha o chocolate "quase" para o ano inteiro. O primeiro o Valrhona conheci quando levei os filhos em 1993 à Disneyland Paris, a partir daí foi quando comecei a consumir, pois na férias trazia sempre. Quando abriu a loja Cacao Sampaka nas Amoreiras comecei a comprar lá. O Valrhona compro no El Corte Inglês. Mas, amigos (as) já tem saído bolos com outros chocolates, quando não tenho em casa, e estou sem apetites de me deslocar para Lisboa. Mas, geralmente tenho sempre de reserva, no congelador. Usem o chocolate que vos der mais jeito ou que gostem mais ok?

P.S. Peço imensas desculpas da foto do bolo aberto, mas não tive tempo de produção fotográfica. Empratar, etc. Ok, estou desculpada, certo? :)

_______É melhor atirar-se em luta, em busca de dias melhores, do que permanecer estático como os pobres de espírito, que não lutaram, mas também não venceram. Que não conheceram a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra, não agradecem à Deus por terem vivido, mas desculpam-se diante dele, por simplesmente, haverem passado pela vida._______


Bob Marley