sexta-feira, março 01, 2013

QUEQUES DE REIMS



  

 Mais uma receita do meu livro de 👉«Pantagruel», como a minha amiga Rosarinho chama: "a Bíblia culinária" e realmente o termo assenta que nem uma luva. Como já disse anteriormente, ando numa de consultar esta relíquia. Desta vez saiu uns queques, que sem levar gordura nenhuma, ficaram simplesmente fofos e deliciosos. Esta receita não teve a aprovação do meu provador oficial (filho), pois foram feitos em Outubro e ele não se encontrava em Portugal.

Ingredientes:
-250 g de farinha
-300 g de açúcar
-4 ovos
-1 colher de (chá) de fermento em pó
-raspa de uma laranja e açúcar para polvilhar

Untei as formas dos queques e polvilhei com farinha. Reservei. Liguei o forno a 180ºC. Numa tigela coloquei a farinha e fermento peneirados. Numa tigela bati as gemas com o açúcar até ficar uma mistura fofa, juntei a raspa da laranja, envolvi muito bem.  Entretanto fui juntando a mistura da farinha com as claras batidas em castelo alternadamente. Foi só envolver sem nunca bater a massa. Deitar nas formas até 3/4 e levar ao forno até inserir o palito e sair seco, o que é rápido.

Nota: estes queques são fantásticos. Aquelas pessoas que não podem comer gorduras por algum motivo, são mesmo uns bolos fantásticos. Na foto, só aparece três queques, mas dá dez queques grandes.

_____Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão.____________

Fernando Pessoa