quarta-feira, janeiro 16, 2013

BOLO DE CHOCOLATE COM UMA COBERTURA EXCELENTE DE AMÊNDOA

 

 Quem me segue, sabe que ontem dia 15 de Janeiro, foi o dia do meu Aniversário! É verdade mais um anito. 54 anos, é só somar, e como gosto, quem me conhece sabe que não gosto nem nunca gostei de festejar o meu aniversário, mas fazer anos gosto. Eu sei, é um contrassenso, mas eu sou mesmo assim. (Sorrisos) e sou daquelas mulheres que digo à boca cheia quantos anos tenho, não tiro anos e acho ridículo, aquela máxima:" às mulheres, não se pergunta a idade", pergunta-se aos homens o que é que nós mulheres temos a mais/menos que eles? Fazermos anos é sinal que continuamos na caminhada da vida, na caminhada da sabedoria, pois mesmo só a idade, nos pode presentear com tal bênção. Quero agradecer aos meus seguidores, que têm o carinho de me enviar mails, a dar os Parabéns, acho de uma ternura que dói, pois não nos conhecermos, mas com certeza terão a data do meu aniversário apontada, em algum lado, sinto-me "quase" da família. Só digo: um muito obrigada, e um bem-haja por existirem!

Agora vamos à parte que vos interessa, a receita do bolo! Este ano fiz uma miscelânea de sabores e texturas, e só digo: brutal. E como tive o privilégio de ouvir da boca do meu provador oficial (filho): brutalíssimo...

Bolo
Ingredientes:
-200 g de chocolate em tablete
-70 g de manteiga
-125 g de açúcar
-100 g de miolo de amêndoa moída
-1 colher de chá de fermento em pó
-2 ovos
-2 colheres de sopa de leite
Derreti o chocolate em banho-maria com o leite. Bati muito bem a manteiga com o açúcar e as gemas. Quando a mistura estava esbranquiçada juntei o miolo da amêndoa moído, o fermento e a mistura do chocolate. Misturei muito bem, depois envolvi essa mistura nas claras batidas, mas foi só envolver. Deitei a mistura na forma bem untada com manteiga e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC. Até estar cozido

Recheio do bolo (creme pasteleiro)
Ingredientes:
-30 g de farinha
-100 g de açúcar
1/4 l de leite
-3 gemas de ovos
-1 colher de chá de baunilha liquida

Bater as gemas com o açúcar até a mistura ficar esbranquiçada. Envolver de seguida a farinha com a baunilha, quando bem misturado juntar o leite quente e mexer sempre com a vara de arames, até estar homogéneo. Levar ao lume até ferver sempre a mexer com a vara, e está pronto!

Creme da cobertura:
Ingredientes:
-250 g de amêndoas peladas e moídas
-150 g de açúcar em pó
-1 ovo
-1 colher de sopa de licor (usei o de laranja)
Numa tigela coloquei o miolo de amêndoa moído com o açúcar em pó, juntei o ovo e envolvi tudo muito bem. Juntei o licor e voltei a envolver. Reservei.

Montagem do bolo:
Cortei o bolo horizontalmente em dois. Coloquei a parte inferior do bolo numa base de cartão forrado com papel de alumínio, com o mesmo tamanho do bolo. Com um pincel, embebedei a parte inferior do bolo com licor de laranja. Cobri com o creme pasteleiro. Coloquei a outra parte do bolo e voltei a pincelar com o licor. Cobri o bolo com o creme de amêndoa e levei ao forno na parte do grill, até alourar. Cuidado para não queimar. Esta parte é rápido, estilo vapt-vupt.

Notas: o cartão forrado com papel de alumínio, é porque como o bolo vai de novo ao forno depois de ser barrado com a cobertura para dourar: se fosse num prato estalava, certo? Espero que tenham compreendido a dica ok?

_________Daqui a alguns anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra.____________

Mark Twain