sexta-feira, agosto 17, 2012

JANQUIZINHOS OU CARAPAUS DE GATO FRITOS COM AÇORDA DE TOMATE







 
Carapaus de gato, na altura que estamos acho um termo muito "demodé". Com a crise que o País atravessa e com a fome que se passa no mesmo e não só, no Mundo também, acho o tal termo de muito mau gosto. Lembro-me em casa dos meus pais sempre ouvi a minha mãe chamar jaquinzinhos, mas também ouvia/oiço chamar carapaus de gato, penso que o termo vem no "tempo" pois quando eu era criança era um peixe barato, e as pessoas que compravam tinham vergonha e diziam que era para o gato.

Eu na minha encarnação anterior devo ter sido uma gata, pois sempre gostei foi do peixe que as pessoas diziam que era para o gato. Exemplo: chicharro, sarda, cavala, carapaus de gato e sei lá mais o quê! O único peixe que nunca gostei desde pequena é pescada, para mim sempre foi um peixe assim para o insosso, e não pensem que me estou a referir ao sal e sim ao sabor. Mas na casa dos meus pais sempre a minha mãe fazia pois era um peixe que agradava a todos excepto à Isabelita...:), eu dizia logo à minha mãe: não quero. Não estando o meu filho em Portugal, como sabem quem me segue, peixe não é dos "dreams" dos filhos. Mas numa das minhas idas ao mercado, vi os carapaus e resolvi comprar 250 gr para fazer para mim com uma açorda de tomate, pois adoro. Essa é outra, na minha anterior encarnação devo ter sido uma gata Alentejana.:) Vamos à receita simples mas com um sabor que dói como eu muito bem digo.

Arranjei os carapaus que ao "destripa-los" agarro nos olhitos do mesmo e puxo para baixo com as tripas. Ao retirar os olhitos é só para não "escorripichar" o azeite quando estou a fritar. Mas se gostarem que os carapauzitos fiquem com melhor apresentação deixem os olhitos, só que depois ficam com o fogão mais sujito ok? Depois de arranjados e lavados tempero com sal marinho. Ao fim de duas horas, sacudo o excesso de sal e em papel de cozinha seco os carapaus que depois envolvo em farinha de milho e frito em azeite com um alho descascado dentro. (O alho dentro do azeite é só para não queimar o mesmo). Quando lourinhos escorro e deixo descansar os lindinhos em papel de cozinha.

Entretanto fiz a minha açorda (migas) de tomate. Num tacho coloquei uma cebola pequena picada e 3 dentes de alho também picados. Reguei com um fio de azeite levei ao lume até a cebola estar translúcida. Nesse momento juntei 2 tomates médios pelados e cortado em cubos, deixei murchar os mesmos sempre em lume baixo. Juntei 2 fatias de pão Alentejano amolecido em água e envolvi muito bem, temperei com sal marinho e juntei um molho de coentros picados, envolvi para harmonizar sabores. Nessa altura desliguei o lume, e juntei um ovo. Foi só envolver o ovo. Servi de seguida com os carapaus. Foi só deliciar-me. Como muito bem diz Oscar Wilde "os meus gostos são simples, gosto o melhor de tudo.."


"O mundo pertence aos optimistas: os pessimistas são meros espectadores."

[Eisenhower]