quarta-feira, agosto 01, 2012

BOLO DE AMÊNDOA [FUZETA]





Mais uma receita retirada do meu livro de Pantagruel. Estava num dia com apetite de amêndoa, mas sem apetite de ter muito trabalho para confeccionar algo. Eu sei, é um contrassenso, mas eu sou mesmo uma mulher assim. Para mais sem o meu provador oficial (filho) presente, parece que a vontade de cozinhar fugiu por magia. Tenho a filha, mas ela desde que não seja peixe diz a tudo o que eu faça: mãe está maravilhoso. Filha adorável, nunca quer desagradar a mãe, mas o filho nas provas é sincero, se gosta, gosta, senão gosta também o diz, e como gosta de cozinhar até dava dicas o que podia melhorar ou não. Eu sei, estou nostálgica, as saudades do filho são enormes, apesar de falar e vê-lo pelo Skipe, mas falta-me o cheiro dele o abraço. Mas estando o filho feliz, só tenho que estar feliz também. Podem crer que estou feliz, mas bolas também não sou de ferro, nem tenho que me fazer de tal. Tenho imensas saudades e pronto. Vamos à receita que é o que vos interessa.



Ingredientes:
-1/2 kg. de açúcar  (utilizo 300 g de açúcar de açúcar amarelo)
-150 gr. de amêndoa moída
-6 ovos
-manteiga para untar q.b.

Misturam-se muito bem primeiro o açúcar com a amêndoa e depois ligeiramente com os ovos já batidos. Divide-se em duas partes iguais e vaza-se metade numa forma e metade noutra, previamente untadas com manteiga. Levam-se a forno brando durante aproximadamente 20 minutos, desenformam-se e unem-se imediatamente, juntando os fundos um ao outro, que passam a ser o meio do bolo.

Nota: Quando fiz este bolo pela primeira vez utilizei a quantidade de açúcar que a receita pede, mas depois só utilizo 300 g de açúcar amarelo, e podem crer que é mais que suficiente.


"A inveja é o resultado daquilo que gostaríamos de ter,
mas não tivemos a capacidade de conseguir."

[Dieison Brito]