segunda-feira, julho 02, 2012

POLVITOS URUGUAYOS


Esta sobremesa fantástica é da Sandra uma amiga do Facebook, e minha seguidora do blogue, já somos amigas desde que eu estou na rede FB, trocamos vários e-mails e já fiz receitas da Sandra. É daquelas pessoas que sem conhecer pessoalmente nutro um carinho muito especial pela Sandra. Este ano, se tudo correr como a Sandra espera virá passar férias ao Algarve, e já lhe disse, que ia ter com ela para a conhecer. Pois a Sandra é Portuguesa, mas vive em Alicante. Agora fez um blogue que eu gostava que os meus seguidores visitassem e dessem uma força, pois todos nós sabemos o que é "gatinhar". certo? Então vamos lá a dar uma força à nossa compatriota, ok? O nome do seu cantinho chama-se: Sabores às cores. Foi de lá que saltou esta sobremesa.

Notas: eu só fiz metade da receita, pois não tenho uma familia numerosa como a Sandra, e não fiz num tabuleiro e sim numa tigela. O comentário do filho: brutalíssimo, o sabor e as várias texturas da sobremesa.

(não queria traduzir o nome porque acho a versão espanhola muito divertida, mas em português dá ‘Pózinhos uruguaios’)



Esta receita foi-me dada por uma senhora uruguaia. Explicou-me que se pode fazer de várias maneiras (ver as notas depois da receita). Há já um tempo que me apetecia fazer, para mudar dos nossos ‘clássicos’ com leite condensado, mas como só me deu as quantidades aproximadas, inspirei-me de uma receita ilustrada (fantástico) quase igual de Polvitos que encontrei num blogue, mas fiz as camadas com mais leite condensado.

1 frasco de ‘dulce de leche’ (eu pus 2 latas pequenas de leite condensado)
1 litro de nata
2 a 3 pacotes de bolacha Maria ou Digestive (eu pus 2 pacotes de Digestive)
8 a 10 suspiros dos grandes
Umas 3 colheres de sopa de manteiga
1. Cozer o leite condensado 2 horas em banho maria. Deixar arrefecer.
2. Triturar parte das bolachas, misturá-las com a manteiga e cobrir com esta massa, uma travessa alta com uma boa camada
3. Triturar mais bolacha e juntar suspiros desfeitos à mão, de maneira a ficarem alguns bocados maiores. Misturar bem e cobrir o fundo das bolachas com uma camada fina desta mistura.
4. Agora, uma camada de leite condensado cozido (dulce de leche en uruguay)
5. A seguir, uma camada de natas bem batidas.
6. Repetir as camadas de bolacha misturada com os suspiros, leite condensado cozido e outra vez nata.
7. Terminar com uma camada de bolacha/suspiro.
8. Enfeitar com bocadinhos de suspiro desfeito.

Notas:
- Hà quem prepare esta sobremesa numa forma de mola, para servir tipo bolo;
- Às vezes substitui a metade da quantidade de natas por queijo tipo Philadelphia (fiz o teste numa tigelinha à parte e acho que até gosto mais) A mistura fica mais consistente.

Estou no Facebook aqui!

"Tu escolhes, recolhes, eleges,
atrais, buscas, expulsas, modificas tudo
aquilo que te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontades são a chave
de teus atos e atitudes...
São as fontes de atração e repulsão
na tua jornada vivência."

[Chico Xavier]