quarta-feira, maio 09, 2012

TORTA DE COCO





Mais uma receita do meu caderninho, que ao me (re)lembrar, já não fazia esta torta talvez há uns 30 anos! Resolvi fazer, andando eu numa de baú (livros antigos), que pela sua simplicidade e sabor, é uma delicia, merece a pena. Não coloco a nota do meu provador oficial (filho), porque ele não estava e não provou!

Ingredientes:
-250g de açúcar (utilizei 150 g)
-125g de coco ralado
-50g de manteiga
-6 gemas
-3 claras

Bati o açúcar, as gemas e manteiga até ficar uma mistura cremoso. A seguir juntei o coco e as claras em castelo. Sem bater, só envolver mesmo. Levei ao forno num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal e de novo (untado). Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos. Já sabem cada qual sabe do seu forno. Num pano de cozinha húmido polvilhei açúcar e coco. Deitei a torta e enrolei. Agora vão dizer o pano húmido? Sim, é só para a torta não partir, pois há massas que partem ao enrolar, e com este truque nunca acontece, esse desgosto...(sorrisos)


"Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso."

[Charles Chaplin]