quarta-feira, maio 30, 2012

SALAME DE CHOCOLATE, COM GELADO (SORVETE) DE LIMÃO



Quem me segue, já sabe a minha ligação com os gelados, é Kármica, os gelados e eu, eu e os gelados, ui, é tudo de bom.
No "auge" da minha carreira ( quando era nova): lembro-me de uma vez ter um pensamento, quando estava a deliciar-me a comer um gelado na Mexicana, na Guerra Junqueiro em Lisboa. Depois de ter saboreado uma travessa de gelado, pois, nunca me satisfez um geladito, escolhia e continuo a escolher e continuarei a escolher o gelado maior que a loja "oferece", não sou gulosa mas os gelados são a minha perdição.
Mas voltando ao "auge", relembro que estava a deliciar-me quando me vem um pensamento à memória: não me importava ficar uma semana dentro duma gelataria, era só comer gelados, :) se alguém tivesse tido a luminosa ideia de fazer isso à Isabelita, podia ser que ela (eu) enjoasse gelados. O que duvido, mas fica sempre a dúvida, :) mas esta estória toda para quê? É só para dizer que como há muito não fazia salame de chocolate,  apeteceu-me com gelado de limão. Quando me apetece algo, sigo logo para "bingo", que foi o que fiz. Estava eu no meu "laboratório"(cozinha) a fazer, para depois me deliciar. Comecei primeiro por fazer o salame de chocolate, que para acompanhar o gelado, não fiz o meu salame de chocolate e sim o tradicional.
 Agora, o que digo! Ficou uma sobremesa fantástica, simples todas as pessoas conhecem o salame de chocolate e gelado de limão, mas os dois em conjunto fica um "casamento" perfeito. Comentário do meu provador oficial (filho): brutalíssimo...



Ingredientes:

-250 g de manteiga
-180 g de açúcar
-100 g de cacau em pó
-2 gemas
-1 pacote de bolachas Digestiva
Primeiro de tudo coloco as bolachas dentro de um bom saco de plástico e com o rolo da massa "catrapum" bato até estarem ao meu gosto. Não gostamos muito moídas nem muito grandes e só assim é que consigo fazer ao nosso gosto. Numa tigela bato a manteiga com o açúcar muito bem junto o cacau e as gemas. Envolvo tudo muito bem. Junto as bolachas moídas envolvo bem. Numa folha de papel vegetal pincelo com licor Amaretto e coloco a massa e enrolo para ficar direitinho. Embrulho estilo "rebuçado" :)  depois levo ao frigorífico até endurecer.
 
Notas: não gosto de embrulhar em folha de alumínio porque detesto quando endurece estar a retirar o dito que ficou agarrado...
 
Agora vamos ao gelado de limão!
 
Ingredientes:
-300 ml de água
-125 ml de sumo de limão espremido na altura
-125 gr de açúcar

Mistura tudo muito bem. Leva ao lume até o açúcar derreter. Deixa arrefecer e deita na sorveteira a trabalhar pela abertura . Leva 35 minutos.



"A verdade alivia mais do que magoa. E estará sempre acima de qualquer falsidade como o azeite sobre a água."

[Miguel de Cervantes]