segunda-feira, março 05, 2012

BOLO DE CHOCOLATE BRANCO COM RECHEIO DE CHANTILLY E MORANGOS E COBERTO DE GANACHE CHOCOLATE PRETO


Sabem aqueles dias que acordamos e apetece fazer algo diferente? Não, não é o que estão a pensar! Algo "estilo":- Jarbas, o que me apetecia era um bombom Ferrero Rocher! Claro! Sei que pensaram logo que a Isabel lhe apetecia algo material. Não! Eu quando falo em (algo diferente) tem que entrar "cozinha" na estória, sou mesmo muito diferente da maioria das mulheres, por vezes penso que devo ser feita de qualquer matéria que não seja ossos, carne, órgãos, etc. Pois só tenho apetites de cozinha :), mas voltando aos meus (apetites) lembrei-me de fazer um bolo de chocolate que faço muito, só que faço com chocolate preto e não coloco tanta farinha e coloco mais açúcar, aqui retirei açúcar, pois o chocolate branco é mais doce, além que ia rechear o bolo com o chantilly e morangos e cobrir com ganache.Vamos à receita.

Ingredientes:
-25o gr de chocolate (branco)
-250 gr de manteiga sem (sal)
-5 ovos
-180 gr de açúcar branco
-4 colheres de (sopa) de farinha

Untei uma forma sem buraco com manteiga e polvilhei com farinha. Reservei. Bati os ovos com o açúcar até fazer uma mistura homogénea. Depois juntei o chocolate derretido com a manteiga em banho-maria. Mas mexi rapidamente para não cozer os ovos. Juntei a farinha peneirada, quando estava tudo bem envolvido, deitei na forma e levei a cozer no forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos. Desenformei e reservei até arrefecer totalmente.

Entretanto tinha lavado 300 g de morangos e retirado o (pirulito), escorri muito bem os morangos, que entretanto esmaguei com um garfo até fazer um puré. Bati um pacote de natas (200 ml) com 2 colheres de (sopa) do meu açúcar baunilhado, até fazer chantilly. Juntei o puré na taça do chantilly e envolvi sem bater. Entretanto cortei o bolo ao meio e recheei com esse chantilly/morangos. Coloquei a outra parte do bolo e cobri com um ganache de chocolate preto. Que fiz com 200g de chocolate, 125 ml de natas, levei o chocolate a derreter em banho-maria, quando derretido juntei as natas e envolvi muito bem. Cobri o bolo com esse ganache. Comentário do meu provador oficial (filho): brutalíssimo...

Nota: agora estão a pensar! Grande "bomba" mas eu sou daquelas pessoas que não tiro açúcar às sobremesas, para fazer menos mal!! Pois para mim se é doce, é doce! Sou igual ao meu "amigo" Jamie Oliver, que tem um texto numa receita que eu adorei e vou partilhar aqui ok? Ah, e eu sou daquelas pessoas que não utilizo elevador! A Isabel só utiliza escadas e moro num 2º andar. E se venho da garagem é o mesmo: só escadas e quando vou à arrecadação, faço exactamente o mesmo: escadas...

Seu pequeno tigre...Tenta mas não resiste. Não posso, não posso, não posso...Ah, vá lá. Nós tentamos sempre recusar as sobremesas mas, muito honestamente, se lhe apetece, coma. Tenho a certeza que vou voltar a ouvir estas palavras daqui a 10 anos, quando tiver um traseiro e uns pneus enormes! As sobremesas nem sempre são calóricas e pouco saudáveis. mas se se sente culpado depois de as comer, então suba as escadas em vez de usar o elevador, essa é a minha filosofia!
[Jamie Oliver]


"Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande, é a sua sensibilidade sem tamanho.

[Martha Medeiros]