segunda-feira, fevereiro 13, 2012

TORTA DE AMOR

 





Esta receita é de uma colecção de livros, que tenho da "cozinha de Portugal", de Maria Odete Cortes Valente, onde esta (receita) retirei do livro da zona do Ribatejo. Bem, apesar do nome ter AMOR não têm nada haver com o dia de amanhã! Pois quem me segue sabe que eu detesto estes dias que começaram a celebrar de há uns anos para cá! Pois se não os tenho na minha memória de infância para mim são dias sem algum significado! Pois AMOR para mim tenho todos os dias na minha vida! Mais um dia que dão o nome:dia dos namorados, que claro, como somos um Povo que adora copiar é mais um de Americanices, é pena é não copiarmos o que merece a pena! Vamos à receita.

Ingredientes:
-6 ovos
-o peso dos ovos de açúcar
-10 g de farinha maisena
-1 laranja
-1 colher de (sobremesa) de canela

Batem-se os ovos com o açúcar, mistura-se a farinha, a casca da laranja ralada, o sumo e a canela. Mexe-se muito bem e deita-se em tabuleiro, untado com manteiga e forrado com papel vegetal também untado. Leva-se ao forno médio para cozer cerca de quinze minutos. Desenforma-se sobre um pano polvilhado com açúcar, recheia-se com doce de ovos e enrola-se.

Notas: cobri com gnache de chocolate. Que fiz com 200 g de chocolate preto e um pacote de natas. Levei o chocolate a derreter em banho-maria, depois de derretido retiro do lume e junto as natas que envolvo muito bem com a vara de arames. Cobrir de seguida.

Doce de ovos:
-6 gemas
-250 g de açúcar
-100 ml de água
-1 vagem de baunilha
Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha. Deixo fazer o ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames, levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.

Ok, estava eu a fazer a torta, pergunta-me a filha:- como se chama o que estás a fazer? Ao qual eu respondo:- torta de amor. Dá-me logo a ideia de a cobrir com chocolate:-pois  mãe, que ingrediente melhor do que o chocolate para ligar com o amor! Ok, segui o conselho da filha, só não coloquei açúcar no pano quando enrolei a torta. Bem, como não tinha o meu provador oficial, teve que ser a filha a dar a sua opinião:- está uma delícia, mas desta vez eu provei, e digo: para mim, dispensava o chocolate, só a torta por si, já é mesmo uma maravilha..

"O amor é eterno - a sua manifestação pode modificar-se, mas nunca a sua essência... através do amor vemos as coisas com mais tranquilidade, e somente com essa tranquilidade um trabalho pode ser bem sucedido."

[Vincent Van Gogh]

P.S.Estou aqui no Facebook!