sexta-feira, fevereiro 03, 2012

PAVLOVA DE CHOCOLATE






Já tinha feito Pavlova aqui (!) Mas como claras é o que neste momento tenho mais, há que dar uso, então aproveitei para fazer mais uma vez esta sobremesa "sublime" e muito simples. Só que resolvi fazer de chocolate. E como ando numa de pesquisar e comprar vinagres de vários sabores, tinha comprado na loja Gourmet do El Corte Inglês um de vinho do Porto. Pensei logo fazer de chocolate, pois chocolate e eu, eu e chocolate, é quase, e é!  Karmico...:) e depois tenho dois filhos que acompanham a mãe (eu) na perfeição nesta Paixão por chocolate. Então pensei: juntar o útil ao agradável, pois chocolate com o vinagre de vinho do Porto só podia dar um "casamento" perfeito! Segui para bingo (cozinha)...

Ingredientes

-3 claras
-170 g de açúcar
-1 colher de (sobremesa) de vinagre de vinho do Porto
-1 colher de (sobremesa) de maisena
-2 colher de (sopa) cheias de chocolate em pó (usei Cacao Sampaka) Bati as claras em castelo, quando batidas juntei metade do açúcar e voltei a bater até fazer picos. Juntei o resto do açúcar, farinha, chocolate em pó e o vinagre e envolvi muito bem com a vara de arames sem bater. Untei um tabuleiro com manteiga (daqueles das bolachas//biscoitos que não tem laterais) e deitei o merengue no meio. Com uma colher de (sopa) fui espalhando até fazer um circulo. Levei ao forno a 150ºC, durante 1 hora. Ao fim desse tempo desliguei o forno e deixei o merengue arrefecer dentro. Entretanto fui fazer o meu creme pasteleiro, fiz o mesmo que nesta receita, só que fiz só metade. Quando feito e morno deitei no merengue (pavlova) e espalhei no meio sem deixar chegar às bordas. Depois bati 400 ml de natas com 3 colheres de (sopa) de açúcar baunilhado (o meu caseiro)até fazer picos. Cobri o Povlova. Depois espalhei chocolate com 70% de cacau (Cacao Sampaka) ralado. Cada qual faz ao seu gosto, também podem colocar ganache de chocolate ok?

Notas: o merengue vai ao forno na 1º prateleira a contar de cima ok? Pelo menos no meu forno, pois como digo: ele é mesmo turbo...

 Receita de creme pasteleiro:

Ingredientes:
-30 g de farinha
-100 g de açúcar
-1/4 l de leite
-3 gemas de ovo
-1 pitada de essência de baunilha

Com o batedor de varas de arames ou (fovet) como agora tem a mania de chamar. Para mim como sempre chamei vara de arames é assim que vai continuar a ser. Bati as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas. Envolvi de seguida a farinha junto com a baunilha e depois o leite quente. Levei ao lume batendo sempre com a vara de arames até levantar fervura e "ops" um creme pasteleiro caseiro e simples de se fazer, ok, pelo menos para mim.  Sem aqueles pozinhos de "perilimpimpim" que eu vejo a povoar na blogosfera, e o mais engraçado disto tudo é depois dizerem: que temos que dar comida saudável aos nossos filhos! Quando começam com pozinhos, eu acho, acho não! Tenho a certeza estes comentários são  de uma "burrice" que até doí

Notas: agora a nota do meu provador oficial (filho): brutalíssimo...



"Quem tem personalidade é obrigado a se renovar sempre. Quem não tem tá sempre copiando, e a originalidade se perde em tantas cópias."

[Itarcio A. L.]