sábado, março 09, 2013

AZEVIAS DE AMÊNDOA



Ando numa de "faxina" no meu blog, pois tenho imensas receitas em rascunho, o caso desta que pertence ainda ao Natal de 2012.
Azevias, faço sempre, mas sou sincera, só de amêndoa, nunca tinha feito. "Mas como há uma primeira vez para tudo" já a minha avó dizia, segui para bingo (cozinha). Digo: são fantásticas.

Ingredientes da massa:
-500 g de farinha
-100 g de banha derretida
-0,5 dl de aguardente
-2,5 dl de sumo de laranja

Para o recheio:
-150 g de miolo de amêndoa moído com casca
-150 g de açúcar
-1 dl de água
-1 laranja sumo
-1 colher de chá de canela
-7 gemas

Fiz o recheio primeiro. Levei um tacho ao lume com o açúcar a água e o sumo de laranja. Quando o açúcar está derretido retira do lume e junta o miolo de amêndoa, canela, gemas e leva de novo ao lume até fazer o ponto de estrada. Reserva.

A massa: mistura a farinha com a banha derretida, de seguida a aguardente e vá juntando o sumo da laranja até obter uma massa lisa e macia. Estende a massa com o rolo numa superfície limpa e enfarinhada. depois é colocar o recheio e fechar e cortar com um corta bolachas ou um copo. Levar a fritar em óleo bem quente, o que a fritura é rápida. Depois escorre em papel absorvente e envolve em açúcar e canela.

____Depois de tantas buscas, encontros, desencontros, acho que a minha mais sincera intenção é me sentir confortável, o máximo que eu puder, estando na minha própria pele. É me sentir confortável, mesmo acessando, vez ou outra, lugares da memória que eu adoraria inacessíveis, tristezas que não cicatrizaram, padrões que eu ainda não soube transformar, embora continue me empenhando para conseguir.___________


Ana Jácomo