quarta-feira, novembro 23, 2011

PÊRAS BELLE HÉLÈNE




Essa receita nasceu em 1864, das mãos do chefe francês Auguste Escoffier, que nomeou a criação de Belle Hélène, de acordo com a ópera de mesmo nome! Além que têm outras sobremesas de grande nome da sua autoria, onde uma é o "Pêssego Melba"....

Então a Isabel resolveu fazer à minha maneira e não só! Também desde criança era como eu comia, e muito esta sobremesa no Galeto, pois eu sendo uma "surtada" por gelados desde que me conheço como gente, e o meu pai também! Era só o meu pai dizer-me:-Belinha queres ir com o pai comer um gelado ui, a Belinha já estava dentro do carro. (Sorrisos) e lá íamos direitinhos para o Galeto deliciarmo-nos com os gelados.

O meu pai já era conhecido, quando chegávamos o meu pai pedia logo a carta dos gelados. Tinha as fotos com os (gelados) e nomes que era uma perdição mesmo! Ao estar a escrever este texto veio-me à memória um concurso que fiz com o meu pai! Ele disse: vamos ver quem consegue comer mais gelados, se eu (pai) se tu Belinha ok, seguimos logo para bingo com uma "Banana Split", de seguida um "Pêssego Melba", e então eu fiz xeque-mate com um "Pera Belle Hélène" pois o meu pai já não conseguiu ir ao terceiro! Tinha eu na altura talvez uns 10/11 anos. Se pensam que fiquei doente com tanto gelado, não, não fiquei e passado 4 dias já estava de novo a comer gelado no Galeto.( Sorrisos), agora vamos à receita de como fiz:

Nota: quem me conhece desde sempre sabe que é como me chamavam (Belinha) ok, eu acho que não têm nada a haver com Isabel, mas vá lá eu entender o pessoal que me baptizou com esse diminutivo....(sorrisos)


Cozi as peras descascadas, mas deixando o pezinho cobertas com água e uma vagem de baunilha. Quando cozidas coei e deixo arrefecer completamente. Entretanto coloquei chocolate Valrhona num tacho pequeno com uma colher de (sopa) de manteiga sem sal, levei a banho-maria a derreter sempre em lume mínimo. Entretanto bati as natas em chantilly com uma colher de (sopa) do meu açúcar baunilhado!

Agora vamos à montagem: coloco uma pera numa tigela e cubro a mesma com o chocolate, depois coloco uma bola de gelado de natas, enfeito com chantilly e amêndoas laminadas levemente torradas. Ok, e depois é deliciar-me e os filhos, ah e a ouvir o comentário do meu provador oficial(filho): brutalíssimo...

Estou no Facebook aqui!

"Quando penso em você, fecho os olhos de saudade..." [meu PAI!]

[Cecília Meireles]