quarta-feira, setembro 28, 2011

CUPCAKES DE CHOCOLATE COM FROSTING DE OREO












Não pude esperar muito para fazer uma receita do novo livro :)(!)

Cupcakes de chocolate:
12 unidades:

Ingredientes:
-140 g de farinha
-100 g de manteiga sem sal
-100 g de açúcar
-2 ovos
-90 g de chocolate
-1 colher de (chá) e extrato de baunilha
-100 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-1 pitada de sal

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 160ºC, e coloque as bases de papel dentro das formas de alumínio
alinhadas num tabuleiro de ir ao forno.
Derreta o chocolate em banho-maria, em lume brando e deixe arrefecer.
Bata a manteiga e o açúcar com a ajuda de uma batedeira elétrica (elétrica) até o açúcar estar todo misturado e o preparado macio.
Adicione os ovos, um de cada vez.
Lentamente, junte o chocolate derretido.
Adicione a farinha, o extrato de baunilha e o fermento até os ingredientes estarem todos incorporados.
Coloque a massa nas formas, mas apenas até 2/3 das bases dos cupcakes. Leve ao forno até estar cozido, durante aproximadamente 18 a 20 minutos (o teste do palito).
Deixe arrefecer alguns minutos e, posteriormente, retire-os das formas. Adicione o frosting só quando os cupcakes estão frios.

Frosting de Oreo:
-2 bolachas Oreo
-300 g de açúcar em pó
-50 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-125 g de creme de queijo frio
Coloque as bolachas Oreo num saco de plástico. Feche-o e, com a ajuda de um rolo da massa, bata as bolachas até ficarem reduzidas a pó ou migalhas finas.
É muito importante que a bolacha fique bem picada para não prejudicar a colocação do frosting no Cupcake.
Bata o açúcar em pó juntamente com a manteiga até estar tudo misturado, junte o creme de uma só vez e bata, durante 4 minutos, com a batedeira a alta velocidade para que tudo fique incorporado. Não bata demasiado para o creme não perder a consistência.
Com ajuda de uma colher de pau, misture as bolachas até que estas estejam completamente envolvidas no creme.

Notas: no frosting usei 4 bolachas em vez das duas que a receita pede. Em vez de saco de plástico, usei o 1-2-3, pois a minha experiência que modéstia à parte já é bastante. O saco de plástico já o uso há anos, mas sim, quando eu quero encontrar bocados de bolacha assim como nesta receita. A 1-2-3 uso para picar as bolachas como a receita pede, como tenho aqui.

P.S. Tenho recebido alguns emails a dizerem que o frosting não fica com a consistência desejada, Perguntam-me: se será da manteiga? Eu vou colocar a foto da manteiga que uso, pois eu compro na MAKRO e é embalagens de Kilo. Mas pela minha experiência, desde que a manteiga seja sem sal qualquer uma serve(!)

É preciso é ter muito cuidado no tempo que se bate o frosting a precisão do dito podem crer que tem muita influência e devem ter sempre uma raspadeira, para ir raspando as laterais da tigela. "Raspadeira" ou (antigo Salazar)ou se quiserem outro político moderno, estilo Sócrates, ou outro qualquer. O Salazar raspava mas deixou ouro, estes raspam mas é para as contas bancárias deles, etc. Não, não tenho pretensão a ser politica e como se diz: a politica é para os políticos e não para "ignorantes" como eu (!) Mas, ainda vou mais longe, eu sempre disse que a minha profissão com muito orgulho era: gestora do lar, ou empresária familiar, o que no fim e princípio, não se precisa de ser muito inteligente para se saber gerir um lar, assim seria um País. Sempre tive e utilizei aquela máxima:" não sejas como os de bronze, ganham dez e gastam onze" e infelizmente foi o que se passou com a maioria do pessoal, e o pessoal que comandava este País consentiu, pois convinha-lhe(...!) Enfim...

Estou no Facebook aqui!




"Os ideais que iluminaram o meu caminho são a bondade, a beleza e a verdade."

[Albert Einstein]