sexta-feira, julho 01, 2011

TORTA DE AMÊNDOA DA ISABEL





Há muito que não fazia esta torta, ou seja desde que tenho o blog! É de uma simplicidade e sabor que até dói, como eu costumo dizer... Vamos à receita:

Ingredientes:
-500 g de açúcar (hoje só coloco 250 g de açúcar amarelo)
-8 ovos
-250 g de miolo de amêndoa moída com pele

Bati com a batedeira o açúcar com os ovos. Quando a mistura está fofa juntei o miolo de amêndoa moída e envolvi com a vara de arames. Deitei a mistura numa forma de torta untada e forrada com papel vegetal e untado. Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante 15 minutos. Já sabem que difere de forno para forno, e nesta torta o palito não vale, pois a torta fica húmida. Coloquei um pano de cozinha na banca de cozinha polvilhado com açúcar, e enrolei. É uma torta que suporta perfeitamente ser recheada com ovos moles, não recheei, para mim simples é perfeita! Claro, que o meu provador oficial (filho) disse: brutalíssimo....Fica uma torta estilo "doce conventual"!

Nota: o amarelo que vêem no interior da torta é os próprios ovos. Ao cozer no forno a amêndoa passa para baixo onde faz uma capinha crocante que ao enrolar "racha sempre", e no interior fica muito húmido os ovos. As duas texturas com o sabor é mesmo de outra dimensão!

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

‎"Para o ignorante, a velhice é o inverno da vida; para o sábio, é a época da colheita."

[Talmude]