quarta-feira, julho 06, 2011

BROWNIES DE CHOCOLATE DA FIFTEEN






Mais uma receita do "meu" Jamie Oliver, e para não variar, simplesmente fantástica! Ou como o meu provador oficial (filho) disse: brutalíssima...
Estes são os brownies de chocolate tradicionais de Fifteen que estão no cardápio Trattoria, em Londres, desde o primeiro dia porque toda a gente os adora! É uma ótima receita, mas o verdadeiro segredo está em certificar-se de que não cozem demasiado-caso contrário, ficarão duros por dentro e por fora. Como todos os fornos são diferentes, terá de os manter debaixo de olho - e lembrar-se de que o chocolate endurece à temperatura ambiente. por isso se os tirar do forno ainda ligeiramente húmidos estarão perfeitos.

Notas: os meus ficaram perfeitos (!) Modéstia à parte eu e o meu forno já nos entendemos na perfeição (!)

Ingredientes:
-200g de manteiga sem sal
-200 g de chocolate negro da melhor qualidade (70% de cacau), em bocados
-opcional: 150 g de cerejas azedas secas (não usei)
-opcional: 150 g de frutos secos (usei nozes)
-80 g de cacau em pó, peneirado
-65 g de farinha sem fermento, peneirada
-1 colher de chá de fermento em pó
-350 g de açúcar fino
-4 ovos biológicos grandes (já sabem? Os meus são XXL do super)

Pré-aqueça o forno a 180ºC/gaz 4. Forrei um tabuleiro retangular de 30X30 com papel vegetal. Numa grande tigela por cima de água a ferver em lume brando, derreti a manteiga e o chocolate e misturei-os até estarem macios. Acrescentei as nozes e misturei tudo. Noutra tigela, misturei o cacau em pó, a farinha, o fermento e o açúcar, e depois juntei à mistura de chocolate. Mexi muito bem. Bati os ovos até obter uma consistência sedosa.
Deitei a massa dos brownies no tabuleiro e levei ao forno durante cerca de 25 minutos. Como não queria que os brownies cozessem  de mais, o palito não deve sair da massa completamente limpo ao contrário do que acontece nos bolos. Deve estar ligeiramente flexível por fora, mas ainda húmido por dentro. Deixei arrefecer no tabuleiro, e depois transferi para uma tábua grande de vidro (podem usar de madeira) e cortei em quadrados. Servi com gelado caseiro e umas raspas de casca de laranja.

"Conhecer não é demonstrar nem explicar, é aceder à visão."

[Antoine de Saint-Exupéry]