sexta-feira, abril 08, 2011

MERENGUES DO JAMIE OLIVER




Já tinha feito os meus merengues, mas como tenho sempre claras congeladas que me sobram das sobremesas ou gelados, resolvi partir para bingo com a receita do Jamie.

Ingredientes:
-6 claras
-300 g de açúcar fino
-1 pitada de sal
Pré-aqueci o forno a 150ºC, forrei um tabuleiro com papel manteiga. Coloquei as claras numa tigela e bati a velocidade média até ficar em castelo. O Jamie diz: que saberemos que as claras estão espessas o suficiente se virar a tigela ao contrário por cima da cabeça-em 15 anos de profissional, só lhe caíram uma vez. A Isabel nem tentou, além que podia cair em cima da cabeça o chiqueiro que eu fazia.(Sorrisos). Ainda com a batedeira ligada juntei o açúcar e uma pitada de sal, passei para a velocidade máxima e bati durante mais 8 minutos, até a mistura de merengue estar deliciosamente branca e lustrosa. O Jamie diz que coloca sempre um dos seguintes sabores, açafrão, raspa de laranja, pistácios moídos, cacau, gengibre cristalizado e devidamente moído etc. Eu resolvi não misturar sabor nenhum, e polvilhei só com cacau. O Jamie diz que que coloca colheradas no tabuleiro forrado, eu usei o saco de pasteleiro e fiz montinhos. e deixei cozer mais ou menos uma hora. Até achar que estavam. Ok, ficaram deliciosos, mas a filha como ela é que é a provadora oficial dos suspiros, disse:- mãe gosto mais dos teus! (Sorrisos) e a mãe (eu) fiquei toda contente. Só tirei fotos a estes mas deu 36 suspiros. Eu fiz os suspiros para fazer uma sobremesa também do Jamie que sai brevemente no "Cozinhar com os Anjos."

"Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência."

[Augusto Cury]