sexta-feira, abril 22, 2011

FRESH CAKE COM FROSTING DE LIMÃO [BOLO DE ANIVERSÁRIO DO FILHO]













Este ano, não perguntei ao filho o bolo de aniversário que queria. Resolvi fazer uma surpresa! O meu filho sempre foi um apaixonado pela Harley Davidson desde pequeno. Mas a mãe (eu) disse sempre: filho meu nunca ha-de ter mota com dinheiro meu! E assim foi, quando fez os 18 anos teve a carta e carro, mas não deixei tirar carta de mota. Acabou o seu curso e começou a ganhar o seu dinheiro, entretanto saiu uma nova lei, que tendo carta de carro há mais de 5 anos, podia conduzir motas de cilindrada 125, ok, o filho um dia chega a casa e diz: mãe vou comprar uma mota! Sabem, aquela sensação de perder o chão? Ok, eu tive! Mas sendo um filho tão responsável só tive que assinar por baixo a sua decisão! Compra a sua primeira mota uma Suzuki Intruder-125. Depois claro, chega um dia a casa e diz: vou tirar a carta de mota para comprar uma de cilindrada maior, ai, mãe Isabel... "Filhos criados preocupações dobradas" como a minha avó dizia! E como eu com o avançar da idade cada vez vou dando mais razão aos "ditados". O filho tira a carta e compra uma Yamaha-Dragstar-650, mas sempre a pensar na sua Harley-Davidson, passado um tempo o filho compra a sua primeira Harley-Davidson-883-XL53C, e esta história toda porquê? Pois, para uma mãe que dizia filho meu não tem mota, agora levo com duas na garagem..:) Daí a minha ideia de fazer este Fresh Cake com a decoração do símbolo da paixão do filho HARLEY. Hoje faz 27 anos que foi o segundo dia mais feliz da minha vida: o nascimento do meu filho! Só tenho uma coisa a dizer: obrigada filho! Obrigada por seres o filho que és! AMO-TE! Vamos à receita.

Ingredientes:
-520 g de farinha
-380 g de açúcar
-200 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-180 ml de leite
-4 ovos à temperatura ambiente
-60 ml de sumo de limão
-2 colheres de chá de raspas de limão
Prepare duas formas de 22,5 cm de diâmetro. (Usei uma quadrada de 30x30 cm de diâmetro.
Barrei a forma com manteiga e forrei com papel vegetal, voltei a barrar com manteiga e polvilhei com farinha.
Bati a manteiga com a ajuda de uma batedeira até ficar uma consistência fofa.
Adicionei o açúcar gradualmente e continue a bater até estar incorporado.
Acrescentei devagar os ovos, a farinha, o sumo de limão, as raspas de limão e o leite e bati até ficar uniforme a macio.
Deitei a massa na forma e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20/30 minutos (teste do palito)
Assim que estiver pronto retirei do forno. Deixei arrefecer alguns minutos e desenformei.
Quando frio enfeitei com o frosting de limão, que para fazer o símbolo da Harley tive que colocar numa parte do creme corante preto.
Frosting de Limão.
-500 g de açúcar em pó
-160 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-20 ml de leite gordo
-sumo de 2 limões pequenos
Com a batedeira a uma velocidade média bati o açúcar em pó, a manteiga e o sumo de limão até estar tudo incorporado.
De seguida juntei, gradualmente o leite ao creme.
Depois de estar incorporado coloquei a batedeira a alta velocidade (pelo menos 4 minutos) até que o creme fique leve e fofo. O sabor só depois de abrir o bolo venho dizer o que o meu provador oficial (filho) disser...
São: 14,30h venho dizer o comentário do filho: "BRUTALÍSSIMO...""

Notas: este livro tem vários erros gráficos. Nesta receita estava escrito 1600g de manteiga, eu quando li a receita assustei-me com a quantidade de manteiga, Claro, pensei (sim, não parece mas a Isabelita pensa e bem!) E fiz as contas e vi logo que tinha um zero a mais. Além que quando falam das duas formas redondas, depois escrevem para dividir a massa por 3 partes iguais. "Errar é humano" mas este livro tem vários erros deste género. Se alguém comprou e tiver alguma dúvida sobre alguma receita do livro mande email que eu esclareço, pois sendo a minha experiência já alguma, e já tendo lido e feito 70% das receitas, ainda estão muitas em rascunho, eu dei pelas "gafes" do livro. Admira-me é a Merry CupCakes não terem dado pelos erros e não colocarem nos livros uma nota, mesmo estilo cartão, claro, não precisava de os livros serem recolhidos e voltarem para a gráfica. Enfim...eu acho uma falha grande, pois há muitas pessoas que ainda não têm experiência e depois as suas receitas saem mal.
ANIVERSÁRIOS



Esta é a menina do filho a Harley Davidson! A Isabel já andou com o filho na Yamaha e na Harley! Querem saber uma coisa? Para quem dizia: filho meu não têm mota, gostei e quero mais...